You are currently viewing Educação Física – Jogo indígena: arremesso de lança

Educação Física – Jogo indígena: arremesso de lança

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  1ª Série da Eja.

NA AULA DE HOJE IREMOS CONHECER, RELEMBRAR E VIVENCAR UM JOGO QUE ESTÁ PRESENTE NA CULTURA CORPORAL INDÍGENA, O ARREMESSO DE LANÇA. 

Fonte: www.flickr.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA JOGO INDÍGENA: ARREMESSO DE LANÇA

1ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 8 – JOGO INDÍGENA: ARREMESSO DE LANÇA

NESTA VIDEOAULA RELEMBRAMOS OS VÁRIOS JOGOS ESTUDADOS QUE FAZEM PARTE DO CONTEXTO TRADICIONAL E POPULAR BRASILEIRO, QUE POSSUEM MATRIZES AFRICANAS, INDÍGENAS E EUROPEIAS. 

CONHECEMOS UMA MODALIDADE DE JOGO QUE FAZ PARTE DA CULTURA CORPORAL INDÍGENA, O ARREMESSO DE LANÇA, QUE TEM COMO OBJETIVO JOGAR A LANÇA O MAIS LONGE POSSÍVEL, VENCENDO O JOGADOR QUE ATINGIR A MAIOR DISTÂNCIA.

COMPREENDEMOS QUE A LANÇA É UM ARTEFATO INDÍGENA, PRESENTE NO DIA A DIA DE VÁRIAS ETNIAS. PASSOU POR UMA RESSIGNIFICAÇÃO, DE OBJETO DE CAÇA E PROTEÇÃO À INSTRUMENTO DE JOGO PARA LAZER E ESPORTIVIZAÇÃO.

ATIVIDADE 1

VAMOS CONHECER MAIS E APRECIAR ESTA MODALIDADE? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO DE UMA REPORTAGEM QUE MOSTRA A COMPETIÇÃO QUE OCORREU NOS JOGOS MUNDIAIS DOS POVOS INDÍGENAS. ATENTE-SE PARA AS REGRAS E PARA A TÉCNICA CORPORAL QUE OS PARTICIPANTES UTILIZAM.

Disponível em: Os jogos mundiais dos povos indígenas tiveram, hoje, a segunda eliminatória do arremesso de lança – YouTube

ATIVIDADE 2

GOSTOU DA MODALIDADE? QUE TAL AGORA VOCÊ EXPERIMENTAR? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E APRENDA A CONFECCIONAR SUA PRÓPRIA LANÇA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS. POSTERIORMENTE, ESCOLHA UM LUGAR LIVRE DE OBSTÁCULOS EM SUA CASA, USE ROUPAS CONFORTÁVEIS, COLOQUE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO, CHAME SEUS FAMILIARES PARA VIVENCIAREM COM VOCÊ E DIVIRTAM-SE.

Disponível em: ARREMESSO DE LANÇA INDÍGENA – YouTube

O QUE ACHOU DESTA PRÁTICA CORPORAL? GOSTOU? VIVENCIE O ARREMESSO DE LANÇA SEMPRE QUE PUDER, É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE VALORIZAR NOSSAS ORIGENS, MOVIMENTAR O CORPO E USUFRUIR DE SITUAÇÕES LÚDICAS, EM UM CLIMA AGRADÁVEL E ESPONTÂNEO COM OS FAMILIARES.

ATIVIDADE 3

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS DE MATEMÁTICA ANALISANDO A FIGURA ABAIXO SOBRE ARREMESSO DE LANÇA:

Fonte: acervo pessoal Professora Sara

AGORA, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • EM QUAL TENTATIVA O PARTICIPANTE GUARANI KAIOWÁ CONSEGUIU O ARREMESSO MAIS LONGE?
  • QUANTOS METROS A MAIS O PARTICIPANTE GUARANI KAIOWÁ ATINGIU DA TENTATIVA 1 PARA A 3?
  • QUAL A MAIOR DISTÂNCIA QUE A LANÇA DO PARTICIPANTE GUARANI KAIOWÁ CHEGOU?
  • A PRIMEIRA TENTATIVA DO PARTICIPANTE XAMBIOÁ KARAJÁ ALCANÇOU MAIOR OU MENOR DISTÂNCIA COMPARADA À PRIMEIRA TENTATIVA DO PARTICIPANTE GUARANI KAIOWÁ?
  • QUAL A MENOR DISTÂNCIA QUE A LANÇA FOI ARREMESSADA COMPARANDO OS DOIS PARTICIPANTES?
  • QUEM VENCEU A DISPUTA? POR QUE?

ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0101)Reconhecer, vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando dos de matrizes indígenas e africanas.
Matemática (EAJAMA0128) Identificar o que pode ser medido (comprimento, capacidade,  massa) e comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros.