Olá pessoal! Espero que esteja tudo bem com vocês. Na aula de hoje estudaremos sobre Triângulos, suas características, a importância de estruturas triangulares na construção civil e marcenaria e a condição de existência de um triângulo.
Atividade 1
Vamos começar entendendo a importância dos triângulos.
Você já reparou a presença de triângulos na sua vida?
Leia:
Os triângulos são os polígonos com o menor número de lados, pois apresentam apenas 3 lados. Os triângulos são considerados figuras geométricas muito simples. Por trás dessa simplicidade está uma das estruturas mais importantes da geometria. Os triângulos são polígonos rígidos, isso significa que eles são fortes e não se deformam facilmente. Isso acontece porque os vértices dos triângulos definem um único plano, dando estabilidade a essas figuras planas. Sempre que se necessita de uma estrutura rígida, os triângulos são excelentes alternativas. Podem-se encontrar triângulos em construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas etc.), em objetos de uso diário e até nas artes plásticas.
Veja este vídeo. Você vai gostar:
Agora acesse este site e resolva o exercício que está lá sobre estruturas rígidas. Ao clicar na resposta, leia EXPLICAÇÃO.
Atividade 2
Como sabemos os triângulos são importantes até mesmo na construção civil. Assista a este vídeo e veja o quanto é importante conhecermos sobre os triângulos. O conhecimento acerca dos triângulos envolve o trabalho do pedreiro, do marceneiro, serralheiro, etc.
Atividade 3
Mas será que podemos construir triângulos com quaisquer segmentos de reta? Vamos descobrir qual é a condição de existência de um triângulo, assistindo a este vídeo. Vá até o min 5:50 apenas.
Atividade 4
E agora, vamos revisar e ampliar os conhecimentos sobre triângulos, assista à esta aula da professora Ângela. Pause o vídeo e faça em seu caderno um desenho com os ângulos internos e externos de um triângulo.
Depois de ver o vídeo, anote no seu caderno, as respostas das perguntas:
Quantos lados tem um triângulo?
Qual a condição de existência de um triângulo?
Como se classificam os triângulos segundo os lados? Como se classificam os triângulos segundo os ângulos? O que são ângulos suplementares?
Qual a soma dos ângulos internos de um triângulo?
Atividade 5
Para fixar a ideia da soma dos ângulos internos do triângulo, assista a esta videoaula:
Após assistir resolva este exercício. Qual é a medida do ângulo x do triângulo a seguir?
a) 100°
b) 180°
c) 90°
d) 40°
e) 30°
Calcular o valor do ângulo x no triângulo abaixo:
Atividade 6
Agora, nesta atividade vamos obter uma importante relação entre ângulos externos e ângulos internos de um triângulo: O Teorema do ângulo Externo.
Assista ao vídeo abaixo e anote em seu caderno este teorema. Em seguida, vamos fazer um exercício.
Proponentes – Professores | MARIA DE LOURDES CAIXETA MELO |
Instituição Educacional | Escola Municipal Hilarindo Estevan de Souza |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
EAJA | EAJA |
EAJA – Série: | 6ª Série |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidade estruturanteHabilidades Complementares eObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0626) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados (desigualdade triangular) e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°, aplicando também este resultado para demonstrar o teorema do Ângulo Externo. |