Olá, tudo bem? Nas aulas dessa semana vamos trabalhar poemas enquanto produção artística.
Leia o texto abaixo:
O QUE É UM POEMA?
O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. É impossível dissociar o poema da literatura, arte que tem a palavra como matéria-prima. Na literatura não há compromisso com a objetividade. A palavra pode ser lapidada de acordo com as vontades de quem escreve o poema, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações.
Embora seja difícil conceituar a poesia, presente nas mais variadas manifestações artísticas, é possível estabelecer parâmetros que nos ajudem a compreender o poema como gênero textual e suas características formais e de estilo. Como gênero, o poema apresenta algumas particularidades que o diferem dos demais gêneros, particularidades essas que facilitam sua identificação. Mas se engana quem acredita que todo poema é composto por versos e estrofes: há poemas em prosa, bem como poemas que aliam elementos visuais à linguagem verbal, contrariando assim a ideia de que o poema deve prender-se a regras como métrica ou rimas.
1)Leia o poema abaixo de Patativa do Assaré e observe as palavras que rimam:
Meus versos é como semente
Que nasce arriba do chão;
Não tenho estudo nem arte,
A minha rima faz parte
Das obras da criação
a) No poema, a palavra “chão” está rimando com “criação”. Escreva abaixo mais duas palavras que também rimam com “chão” e “criação”:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Cada linha de um poema chamamos de verso. No final de cada verso, é onde as rimas aparecem. No poema acima temos outra rima: “arte”/“parte”, porém, a palavra “semente” no final do primeiro verso, não rima com nenhuma outra. Escreva abaixo duas palavras que rimam com “semente”:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Proponentes – Professores | Meire Aparecida |
Instituição Educacional | Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
Ciclo da Infância/Ciclo da Adolescência ou EAJA | EAJA |
Turma/agrupamento | 1º Segmento – 3ª Série |
Componente Curricular: | Arte |
Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante Habilidades Complementares EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAAR0308) Investigar as propriedades expressivas e construtivas das produções artísticas, ampliando a capacidade de seleção e tomada de decisão para as criações e poéticas pessoais. |
Temática | POEMA – PRODUÇÃO ARTÍSTICA |