You are currently viewing Geografia – Relação campo e cidade

Geografia – Relação campo e cidade

Olá, tudo bem? Espero que sim! Nesta atividade você irá refletir a relação do campo e da cidade, a função social de cada espaço e as relações de trabalho do campo e da cidade.

ATIVIDADE 1

Leia o texto abaixo.

AS RELAÇÕES ENTRE A CIDADE E O CAMPO

Apesar de serem comumente tratados como sinônimos, os conceitos de rural e campo, urbano e cidade, possuem diferenças em suas conceituações. Enquanto cidade e campo são formas concretas, materialização de um modo de vida, urbano e rural são representações sociais.
Historicamente a relação entre cidade e campo é vista por meio da divisão do trabalho em: intelectual e manual, de modo que na cidade é beneficiado o produto oriundo do campo. Como cidade no Brasil entendem-se os perímetros urbanos das sedes municipais, territórios e populações considerados urbanizados.
A cidade é o centro da organização social e econômica, portanto, nela estão concentrados os principais serviços e produtos que são consumidos tanto pela população da própria cidade, quanto pela população do campo, a qual não consegue produzir tudo aquilo de que necessita.
Nas cidades são instaladas as indústrias, o comércio e as empresas de bens de serviços como: hospitais, escolas, dentistas, etc. Os setores da economia são divididos em três: primário, secundário e terciário. O campo pertence ao setor primário responsável pela produção de matéria prima como: leite, ovos, carnes, algodão, lã, cereais, etc.
O setor secundário é formado pela indústria. Na indústria a matéria prima é transformada em produtos como: iogurte, queijo, manteiga, sapato, roupas, automóveis, etc.
Já o setor terciário é formado pelo comércio que compreende lojas e supermercados e os bens de serviço que são as atividades de prestação de serviço como: encanador, eletricista, médicos, dentistas, professores, diaristas, etc.

Texto disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/as-relacoes-entre-cidade-campo.htm. Acesso em 14/04/2021.

AGORA CHEGOU A SUA VEZ DE DEMONSTRAR QUE APRENDEU DEPOIS DE COPIE E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO EM SEU CADERNO.

1. De onde vem a maioria de produtos que você consome?
  2. Sabemos que os setores da economia se dividem em três. Quais são eles?
  3. Explique o que é espaço urbano e espaço rural?
  4. Faça uma lista de algumas matérias primas que são produzidas no campo.
  5. Analise a imagem abaixo para responder as questões seguintes:
Lanche, Hamburguer, B, Hambúrguer, Sanduíche
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/lanche-hamburguer-b-hamb%C3%BArguer-2635035/

A) Quais matéria prima podemos identificar nesse produto?

B) O trigo foi transformado em pão. Qual setor da economia foi responsável por essa transformação?

ATIVIDADE 2

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(a) A população Urbana

(b) A população rural