Olá, tudo bem com você? É hora de aprender
Atividade 1
Dar exemplos de substâncias não é uma missão das mais difíceis, afinal, elas estão presentes em praticamente tudo ao nosso redor. Água, sal, gás carbônico, bicarbonato de sódio, etc., são alguns exemplos de substâncias. Porém, infelizmente, o termo substância muitas vezes é utilizado de forma errada.
Muitas pessoas dizem que o ar, a gasolina, o sangue, a água da torneira, entre outros exemplos, são substâncias, mas, na verdade, não é bem assim. Vamos neste texto ensinar o que realmente é uma substância para que você não utilize esse termo de forma errônea em nenhuma situação.
O que é uma substância?
Substâncias são grupos de moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo elemento químico ou por elementos diferentes. A água, por exemplo, é uma substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio. Na representação abaixo, temos alguns grupos de moléculas de água. O Hidrogênio está representado pela esfera preta, e o Oxigênio, pela esfera vermelha.
Representação de moléculas da água
Já o gás oxigênio é uma substância simples cujas moléculas são formadas por dois átomos do elemento oxigênio. Na representação abaixo, temos alguns grupos de moléculas do gás oxigênio, representado pela esfera vermelha.
Representação de moléculas do gás oxigênio
A forma mais simples de representar uma substância é por meio do que chamamos de fórmula molecular. Essa fórmula indica a composição das moléculas que formam a substância ao apresentar as siglas dos elementos químicos e números que mostram a quantidade de átomos do elemento por molécula. Acesse o link e aprenda mais sobre o assunto.
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/substancias.htm
(Texto: “Substâncias”, por Digo Lopes Dias, no site Escola Kids). Acesso em abril de 2021
Agora responda as questões.
- O que é uma substância?
- Dê exemplos de algumas substâncias.
- Qual a forma mais simples de representar uma substância?
- A água é uma substância? Explique.
Para Saber Mais
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/a-producao-do-chocolate-em-po.htm
(Texto: “Produção do chocolate em pó”, Diogo Lopes Dias, no site Escola Kids). Acesso em abril de 2021.
Proponentes – Professores | Ângela Ramos Silva Gondim |
Instituição Educacional | Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes e Escola Municipal Presidente Vargas (Coletivo Único) |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
EAJA | EAJA |
EAJA – Série: | 5ª Série |
Componente Curricular: | Ciências |
Habilidade estruturanteHabilidades Complementares eObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0501) Diferenciar substância pura e mistura. |