Olá tudo bem? Hoje você vai conhecer e aprender sobre as Sociedades Americanas.
Atividade 1
Diversas aldeias agrícolas surgiram na região do México, a partir de 7000 a.C, devido à presença de solos férteis, pequenos rios e clima favorável à agricultura.
Na região da cordilheira dos Andes, o cultivo agrícola permitiu o aparecimento de pequenas aldeias, em torno de 4500 a.C., parte de um sistema que articulava a região costeira, as florestas e a serra.
A partir dessas primeiras aldeias da América, constituíram-se diversas sociedades, entre as quais olmecas, maias, astecas e incas. Nelas o poder político esteve associado ao controle das forças da natureza e o armazenamento dos excedentes agrícolas.
Olmecas
Na região do México, em torno de 1200 a.C, constituiu-se a sociedade olmeca, que, além da agricultura, desenvolveu a arquitetura e um tipo de escrita que visava registrar conhecimentos astronômicos, religiosos e acontecimentos da história olmeca.
Maias
Por volta de 1000 a.C., algumas das aldeias do Vale do México deram origem a cidades que, em torno de 200 d.C. foram submetidas pelos maias um dos povos fixados na região, cujas cidades estenderam-se pelo território que atualmente corresponde a México, Guatemala, Honduras e El Salvador.
As atividades econômicas estavam baseadas na agricultura e no comércio. As cidades eram a base de sua organização político-religiosa. Cada cidade era um centro político, independente das demais, com autonomia e com leis e governos próprios.
Nelas habitavam a família, sacerdotes, governantes e servidores do estado, principalmente os cobradores de impostos. A seguir, na escala social, encontravam-se os comerciantes e artesãos. Na base social, encontravam-se aos agricultores e trabalhadores braçais, que habitavam as áreas rurais.
Astecas
Por volta do início do século XIII, os mexicas, ou astecas, combateram e submeteram os maias, estabelecendo-se no Vale do México. No decorrer do século XV, os astecas reuniram um poderoso império na região, incorporando também as culturas que ali haviam se desenvolvido e controlando diversas cidades.
No topo da sociedade asteca encontrava-se o imperador, chefe supremo do exército e da sociedade. Abaixo dele encontrava-se uma nobreza, composta de guerreiros e altos funcionários da administração do império.
Ao lado dessa nobreza havia um grupo de sacerdotes encarregados dos cultos religiosos. Havia ainda agricultores, comerciantes, artesãos e camponeses que prestavam serviços obrigatórios na construção de obras públicas e em campanhas militares.
Incas
Os incas constituíram-se em um império, por volta do século XII, que se estendia pela região do Peru, Colômbia, Equador, Bolívia e Chile.
Na sociedade inca o soberano (inca) e seus descendentes ocupavam o topo da escala social. A seguir havia uma aristocracia formada por sacerdotes e militares. Uma pequena nobreza era formada pelos chefes regionais (kuracas) e funcionários qualificados. A seguir, a massa da população, composta de comerciantes e artesãos, agricultores e, por último, os escravizados, obtidos nas guerras e conquistas.
1 – Quais os conhecimentos desenvolvidos pela sociedade Olmeca?
2 – Caracterize as cidades Maias.
3 – Como estava organizada a sociedade Asteca?
4 – De onde vem o nome da sociedade Inca?
Proponentes – Professores | Fabrício Guimarães |
Instituição Educacional | Escola Municipal Bernardo Élis |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
Referencias – Texto elaborado com fins pedagógicos. | Campos, Flávio de. História: escola e democracia: manual do professor / Flávio de Campos, Regina Claro, Miriam Dolhnikoff, – 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2018 – (História: escola e democracia) Obra em 4 v. do 6º ao 9º ano. |
EAJA | EAJA |
EAJA – Série: | 5ª Série |
Componente Curricular: | História |
Habilidade estruturanteHabilidades Complementares eObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0526) Relacionar natureza, trabalho e poder no processo de formação das identidades históricas dos povos da antiguidade oriental e ameríndias. |