OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS DESCOBRIR COMO IDENTIFICAR ALGUMAS AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS E SUAS PLANIFICAÇÕES, VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2013/07/12/18/19/solids-153261_960_720.png
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA- GEOMETRIA: FIGURAS ESPACIAIS E PLANIFICAÇÃO
O QUE SÃO FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS OU SÓLIDOS GEOMÉTRICOS SÃO AQUELAS QUE OCUPAM LUGAR NO ESPAÇO, POR CAUSA DA SUA TRIDIMENSIONALIDADE, OU SEJA, POSSUEM TRÊS DIMENSÕES (ALTURA, LARGURA E COMPRIMENTO).
VEJA EXEMPLOS DOS PRINCIPAIS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS:
https://i.pinimg.com/originals/63/8a/43/638a43fbb58a3e0132cf2b30c2cf485b.jpg
NO NOSSO COTIDIANO ESTAMOS CERCADOS DE OBJETOS QUE SE ASSEMELHAM A FIGURAS ESPACIAIS, VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
https://escolaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2020/09/formas-geometricas.jpg
OS SÓLIDO GEOMÉTRICOS PODEM POSSUIR ALGUNS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS:
FACES: SÃO AS SUPERFÍCIES PLANAS QUE CONSTITUEM O SÓLIDO (OS LADOS DA FIGURA);
ARESTAS: CORRESPONDEM ÀS LINHAS RESULTANTES DO ENCONTRO DE DUAS FACES (AS SEMI RETAS QUE CONSTITUEM A FIGURA);
VÉRTICES: SÃO OS PONTOS DE ENCONTRO DAS ARESTAS (OS “CANTOS” DA FIGURA).
VEJA O EXEMPLO DO CUBO:
PLANIFICAÇÃO DE FIGURAS ESPACIAIS
A PLANIFICAÇÃO DE UM SÓLIDO GEOMÉTRICO É A APRESENTAÇÃO DE TODAS AS FORMAS QUE CONSTITUEM SUA SUPERFÍCIE EM UM PLANO, OU SEJA, EM DUAS DIMENSÕES. POR EXEMPLO, É COMO SE NÓS PEGÁSSEMOS UMA CAIXA DE CREME DENTAL (QUE REPRESENTA O SÓLIDO GEOMÉTRICO PARALELEPÍPEDO) E “ABRÍSSEMOS” ELA NUMA MESA (QUE REPRESENTA O PLANO), VEJA:
VEJA A PLANIFICAÇÃO DE ALGUMAS FIGURAS ESPACIAIS:
AGORA É COM VOCÊ!
ATIVIDADE 1
OBSERVE OS OBJETOS REPRESENTADOS ABAIXO E IDENTIFIQUE A FIGURA GEOMÉTRICA ESPACIAL CORRESPONDENTE A CADA UM DELES:
https://i.pinimg.com/originals/17/40/8b/17408b58eddca8fd87562242fcf9082d.png
ATIVIDADE 2
IDENTIFIQUE CADA SÓLIDO GEOMÉTRICO E ESCREVA A QUANTIDADE DE FACES VÉRTICES E ARESTAS DE CADA UM:
ATIVIDADE 3
ASSOCIE CADA SÓLIDO GEOMÉTRICO A SUA PLANIFICAÇÃO:
ATIVIDADE 4
TARSILA DO AMARAL (1886-1973) FOI UMA GRANDE PINTORA E DESENHISTA BRASILEIRA QUE É CONSIDERADA UMA DAS PRINCIPAIS ARTISTAS MODERNISTAS DA AMÉRICA LATINA. ABAIXO PODEMOS VER UMA DE SUAS OBRAS “A FEIRA’:
https://i.pinimg.com/originals/d7/30/07/d7300755ccc7c977714cc269bbd5aa9a.jpg
APÓS OBSERVAR A PINTURA VOCÊ IDENTIFICA ALGUM SÓLIDO GEOMÉTRICO? QUAIS?
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO COM A CORREÇÃO DAS ATIVIDADES
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | ((EAJAMA0125) Reconhecer e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), identificando suas características e propriedades. (EAJAMA0217) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais presentes em objetos e/ou em suas representações geométricas. (EAJAMA0218) Relacionar figuras geométricas espaciais com suas planificações e explorar o significado de planificação de uma figura espacial. (EAJAAR0108) Pesquisar e reconhecer imagens, obras e produções artísticas e culturais de diferentes tempos históricos. |
ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!