Numerais Ordinais são usados para indicar ordem, posição ou lugar.
Você conhece a forma escrita dos numerais ordinais? Vou te ajudar até o 10°.
- 1° PRIMEIRO 6° SEXTO
- 2° SEGUNDO 7° SÉTIMO
- 3° TERCEIRO 8° OITAVO
- 4° QUARTO 9° NONO
- 5° QUINTO 10° DÉCIMO
Os numerais ordinais podem ser usados em diversas situações, como por exemplo, uma fila. Observe a imagem abaixo:
Após olhar a fila acima, complete as perguntas abaixo com os números ordinais:
O homem de barba ocupa o _____ lugar na fila.
A mulher grávida ocupa o _____ lugar na fila.
O homem que está de braços cruzados está no ______ lugar da fila.
A criança ocupa o _____ lugar na fila.
Circule quem está no primeiro lugar da fila.
Sublinhe a pessoa que ocupa o último lugar na fila.
Observe a sequência de figuras abaixo e complete com os números ordinais de acordo com a posição de cada imagem.
Olhe o numeral ordinal e escreva por extenso, ou seja, como se lê.
- 1° primeiro 6° ___________________
- 2°___________________ 7°___________________
- 3° ___________________ 8° __________________
- 4°____________________ 9° __________________
- 5°____________________ 10° __________________
Agora você vai aprender os numerais ordinais até 50°.
11° Décimo primeiro 16° Décimo sexto
12° Décimo segundo 17° Décimo sétimo
13° Décimo terceiro 18° Décimo oitavo
14° Décimo quarto 19° Décimo nono
15° Décimo quinto 20° Vigésimo
30° Trigésimo 40° Quadragésimo
50° Quinquagésimo
Escreva os numerais ordinais correspondentes. OBSERVE O EXEMPLO.
DÉCIMO NONO 19°
DÉCIMO TERCEIRO _________
VIGÉSIMO QUARTO _________
VIGÉSIMO OITAVO __________
TRIGÉSIMO SEGUNDO ________
TRIGÉSIMO QUINTO _________
QUADRAGÉSIMO NONO _______
QUADRAGÉSIMO ________
QUINQUAGÉSIMO PRIMEIRO ______
QUINQUAGÉSIMO OITAVO ________
Imagine um prédio, uma pessoa subiu de elevador por 10 andares. A partir disso responda:
- Se essa pessoa subir mais 5 andares, em qual andar ela estará? __________
- Se ela descer 3 andares , ficará em qual andar? _____________
- Ligue os números ordinais a sua forma escrita correta.
- 11° vigésimo
- 15° décimo primeiro
- 18° décimo sétimo
- 17° décimo quinto
- 20° décimo oitavo
Proponentes – Professores | Bruna Paula Soares |
Instituição Educacional | Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
Ciclo da lnfância/Ciclo da Adolescência ou EAJA | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | B |
Componente Curricular: | Matemática |
Ciclo da Infância e Adolescência: Habilidade estruturante Habilidades Complementares EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Habilidade estruturante: (EF02MA01-A) Explorar números no contexto diário, representado por imagem ou não, como indicadores de quantidade, ordem do 1° ao 50°, medida e código, utilizando a expressão oral.(EF02MA01-C) Ler e registrar escritas numéricas até a ordem das centenas. |
Temática | Números |