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História – As Grandes Navegações e a alteridade.

Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 6ª Série da Eaja.

Temática – História – As Grandes Navegações e a alteridade. Disponível em: <https://ensinarhistoria.com.br/viagens-de-colombo-a-polemica-do-descobrimento/>. Acesso em: 08 de Setembro de 2021.

Essa aula apresenta um conceito de alteridade e sua relação com as Grandes Navegações.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – As Grandes Navegações e a alteridade.

6ª SÉRIE | Eaja |HISTÓRIA| PROF.: ANÍSIO FILHO

As Grandes Navegações e a alteridade

Você conhece algum(a) estrangeiro(o)? Conhece alguém de religião diferente da sua? Convive com alguém que tem opiniões políticas opostas às suas? Conhece alguém com hábitos alimentares estranhos? Conhece alguém com cor da pele diferente da sua? Conhece alguém que você acha muito estranho?

Essas perguntas servem para nos lembrar que entre nós, seres humanos, existem diferenças dos mais diversos tipos. Aquilo que é diverso de mim constitui o outro. O ato de perceber a diferença entre o “eu” e os outros e reconhecer a necessidade de convivência com esses outros é chamado de alteridade. Essa palavra vem do latim alteritas, onde alter significa “outro” e itas remete a “ser”. Alteridade, então, significa qualidade do outro ou do que é diferente.

A alteridade e as Grandes Navegações

Na história do Ocidente, as Grandes Navegações foi um evento que colocou esta questão da alteridade em evidência. A historiadora Lilia Moritz Schwarcz afirma que essa época inaugura um momento em que a percepção das diferenças entre os homens é tema constante de debate e reflexão.

Imagina o tamanho da diferença entre os europeus no início da época moderna e as populações autóctones da América. Línguas, religiões, hábitos alimentares e de higiene, cor da pele, vestuário, costumes, modo de pensar, valores morais… tudo era diferença.

Essas diferenças acabaram favorecendo os europeus na conquista. Primeiro, porque grande parte dos povos indígenas possuíam uma forma de ver o mundo que favorecia a convivência com povos diferentes. A chegada dos espanhóis à América foi interpretada por muitos povos como a chegada de deuses, o que lhes deu uma vantagem significativa no estabelecimento do controle do território. No caso dos portugueses, as diferenças culturais também lhe favoreceram. Os indígenas atribuíam valor para objetos triviais dados de presente pelos portugueses.

O contato com a diferença produzido pelas Grandes Navegações gerou o estranhamento. As diferenças evidenciadas, em vez de promover experiências de alteridade, foram apreendidas de forma moralista, gerando interpretações que hierarquizaram os povos em culturas superiores e culturas inferiores. Estas interpretações serviram de base para justificar o colonialismo.

Só no século XX, a partir do desenvolvimento da antropologia, é que interpretações baseadas na valorização das diferenças se tornam dominantes.

Atividade

Questão 1 – O que é alteridade?

Questão 2 – De que forma as Grandes Navegações serviram para evidenciar a alteridade?


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EAJAHI0615) Compreender os conceitos de alteridade e estranhamento, a partir do contato entre diferentes culturas ao longo do período de expansão marítima.
Referências: PORFÍRIO. Francisco. Alteridade. Disponível em: <https://mundo educacao.uol.com.br/sociologia/alteridade.htm> acesso em 07 de setembro de 2021.SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.