You are currently viewing Língua Portuguesa: POEMA E AS PLANTAS – POETIZANDO COM A VIDA VEGETAL

Língua Portuguesa: POEMA E AS PLANTAS – POETIZANDO COM A VIDA VEGETAL

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada aos educandos da  3ª Série da Eaja.

NA VIDEOAULA DE HOJE, VAMOS VER QUE AS PLANTAS ESTÃO EM VÁRIOS LUGARES, INCLUSIVE NOS POEMAS… ESTÃO NOS AMBIENTES TERRESTRES E AQUÁTICOS E SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NA TERRA. IREMOS TAMBÉM APRECIAR MAIS UM POEMA RELACIONADO À VIDA VEGETAL.

https://cutt.ly/eWbWhqk

ASSISTA À VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: POEMA E AS PLANTAS – POETIZANDO COM A VIDA VEGETAL

3 SERIE LÍNGUA PORTUGUESA AULA 15

NA VIDEOAULA ACIMA, VIMOS QUE PROVAVELMENTE VOCÊ JÁ ANDOU POR LUGARES CHEIOS DE ÁRVORES E PÔDE CONTEMPLAR À SOMBRA PROPORCIONADA POR ELAS, NÃO É MESMO? MAS VOCÊ JÁ PAROU PRA PENSAR COMO ELAS EXISTEM? QUAIS AS ESTRUTURAS RESPONSÁVEIS POR MANTÊ-LAS ALI, EM PÉ? POR QUAL MOTIVO O AMBIENTE ONDE POSSUI MAIS ÁRVORES É MAIS FRESCO? HOJE VOCÊ PÔDE ESCLARECER ESSES E OUTROS QUESTIONAMENTOS ATRAVÉS DA NOSSA AULA.

AGORA VOCÊ LERÁ UM TRECHO DE UM POEMA DE CORA CORALINA, UMA POETA MEMORÁVEL E DE GIGANTE SIGNIFICÂNCIA PARA A LITERATURA BRASILEIRA. 

MEU EPITÁFIO

MORTA… SEREI ÁRVORE

SEREI TRONCO, SEREI FRONDE

E MINHAS RAÍZES

ENLAÇADAS ÀS PEDRAS DE MEU BERÇO

SÃO AS CORDAS QUE BROTAM DE UMA LIRA.

ENFEITEI DE FOLHAS VERDES

A PEDRA DE MEU TÚMULO

NUM SIMBOLISMO

DE VIDA VEGETAL. […]

CORA CORALINA

O TRECHO DO POEMA TRAZ EM SEUS VERSOS ALGUMAS PARTES DA PLANTA. VOCÊ CONSEGUIU IDENTIFICAR?

TRONCO (CAULE) – RAÍZES –  FOLHAS 

VOCÊ CONHECE OUTRAS PARTES QUE FAZEM PARTE DA PLANTA? 

FLOR – FRUTO – SEMENTE

EXISTE UMA VARIEDADE MUITO GRANDE DE PLANTAS, CADA UMA DELAS COM SUAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS. A LARANJEIRA É UM EXEMPLO DE PLANTA QUE TEM TODAS ESSAS PARTES.

EXISTEM ALGUMAS ESPÉCIES QUE NÃO POSSUEM UMA OU MAIS DAS ESTRUTURAS CITADAS, POR EXEMPLO AS SAMAMBAIAS E OS PINHEIROS:

    Disponível em:https://cutt.ly/mWbEeqr  – data de acesso: 01/09/2021

CADA UMA DAS PARTES DA PLANTA TEM UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA. AGORA VAMOS CONHECÊ-LAS:

  • CAULE: RESPONSÁVEL PELA SUSTENTAÇÃO E FIXAÇÃO DA PLANTA; ALÉM DE PERMITIR A ABSORÇÃO, ESTOQUE E TRANSPORTE DE ÁGUA, MINERAIS E CARBOIDRATOS
  • RAIZ: É A ESTRUTURA RESPONSÁVEL POR GARANTIR A ABSORÇÃO DE ÁGUA E NUTRIENTES DO SOLO E TAMBÉM GARANTIR QUE A PLANTA FIXE-SE NO SUBSTRATO.
  • FOLHA: RESPONSÁVEL PELA FOTOSSÍNTESE –  PROCESSO REALIZADO PELAS PLANTAS PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA NECESSÁRIA PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA. AS FOLHAS TAMBÉM ESTÃO RELACIONADAS COM OS PROCESSOS DE TRANSPIRAÇÃO E RESPIRAÇÃO DA PLANTA.
  • FLORES: SÃO RESPONSÁVEIS PELA REPRODUÇÃO DAS PLANTAS;
  • FRUTOS: SÃO, GERALMENTE, RESULTADO DO DESENVOLVIMENTO DO OVÁRIO APÓS A FECUNDAÇÃO DA PLANTA. EXISTEM PLANTAS QUE PRODUZEM SEMENTES, MAS NÃO DESENVOLVEM FRUTOS.

ATIVIDADE 1

HOJE VOCÊ ESTUDOU AS PLANTAS, CONHECEU E SUAS PARTES E FUNÇÕES. AGORA PRODUZA UM TEXTO CURTO RELATANDO COMO AS PLANTAS FAZEM PARTE DA SUA VIDA. OBSERVE TUDO O QUE ESTÁ À SUA VOLTA E LEMBRE-SE DO SEU DIA-A-DIA, PRESTE ATENÇÃO À PAISAGEM, AOS ALIMENTOS CONSUMIDOS, AOS OBJETOS MANUSEADOS E CONCLUA AO FINAL: SERÁ POSSÍVEL VIVER SEM TER OS VEGETAIS?


ATIVIDADE 2

NEM TODAS AS PLANTAS POSSUEM FLORES E FRUTOS. PESQUISE E ESCREVA O NOME DE ALGUMAS PLANTAS QUE POSSUEM FRUTOS COMESTÍVEIS:


ATIVIDADE 3

LEIA O POEMA ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR:

SOUZA, Cassia Garcia de. et al. É Bom Aprender – edição renovada: volume 3: Educação de Jovens e Adultos – anos iniciais do ensino fundamental. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2013.
  1. O FEIJÃO CORRESPONDE A QUAL PARTE DA PLANTA?
  2. VOCÊ CONHECE ALGUNS DOS DIFERENTES TIPOS DE FEIJÃO CITADOS NO TEXTO? QUAIS?
  1. QUANTOS VERSOS APARECEM NO POEMA? E ESTROFES? 
  2. UMA CARACTERÍSTICA MUITO PRESENTE NOS POEMAS SÃO AS RIMAS. QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE RIMAM EM CADA ESTROFE?

RELEMBRANDO!!!

HOJE VOCÊ APRECIOU UM TRECHO DE UM DOS TANTOS POEMAS DE CORA CORALINA;

RELEMBROU AS CARACTERÍSTICAS DESTE GÊNERO TEXTUAL;

IDENTIFICOU AS PARTES DA PLANTA, BEM COMO AS FUNÇÕES DESEMPENHADAS POR ELAS.


ComponentesOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Língua Portuguesa / Ciências Naturais(eajalp0221) compreender que os gêneros literários possibilitam o estímulo da sensibilidade do senso crítico e artístico.
(eajalp0257) reconhecer a situação comunicativa e a variedade linguística do texto literário.
(eajaci0211) identificar as partes de uma planta e descrever as funções desempenhadas por elas e a suas interações com o solo, a água e o ar.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

SOUZA, Cassia Garcia de. et al. É Bom Aprender – edição renovada: volume 3: Educação de Jovens e Adultos – anos iniciais do ensino fundamental. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2013.

ROCHA, Robson (Org). Aprender Juntos – Ciências, 3º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.