Olá queridos aluno! Tudo bem com você? Mais uma aula com muito carinho pra você espero que aprenda bastante com este conteúdo. Você sabe o que são espaços bidimensionais e tridimensionais! Hoje estaremos abordando essa temática e a sua relação com a arte.
Atividade 1
LEIA O TEXTO ABAIXO E REALIZE O PROCESSO CRIATIVO.
As artes visuais expressam, comunicam e atribuem sentido às sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, entalhes, etc.
A arte bidimensional é parte da vasta produção artística que ajuda os seres humanos a se diferenciarem dos outros animais. Desenhos, pinturas, gravuras e caligrafia são alguns exemplos de arte bidimensional que a humanidade produziu ao longo de sua incrível história. A humanidade enxerga em três dimensões (largura, altura e profundidade), isto, porém não impediu que se criassem manifestações artísticas bidimensionais (largura e altura) que ajudam a expressar nossa forma de sentir, enxergar e traduzir o mundo em que vivemos e nossas próprias crenças, personalidades e particularidades. Vamos conhecer um pouco mais sobre as diferenças entre as dimensões, as características do espaço bidimensional, os fundamentos e as técnicas da arte bidimensional.
PLANOS BIDIMENSIONAL X TRIDIMENSIONAL
O espaço que um elemento ocupa é chamado de dimensão. Algo bidimensional recebe este nome por possuir apenas duas dimensões: comprimento e largura. Já os elementos tridimensionais, além de largura e comprimento, também possuem profundidade. A arte bidimensional apresenta figuras dispostas em superfície plana, ou seja, não existe a percepção de volume. Para criar a ilusão de profundidade, figuras bidimensionais apelam para truques que enganam o cérebro dando a impressão de volume. Recursos como luminosidade, contraste e distorção ajudam na alteração da percepção de elementos bidimensionais. Estas estratégias enganam o cérebro gerando uma noção diferente de volume e espaço para figuras que antes eram planas. No espaço tridimensional, este em que vivemos, os corpos e objetos são percebidos através de três dimensões que formam o volume das coisas: altura, profundidade e largura. A arte tridimensional é composta por uma grande variedade de elementos como cerâmicas, esculturas, monumentos, objetos decorativos e instalações artísticas. Elementos tridimensionais caracterizam-se por possuírem relevo que facilitam a percepção de texturas, dimensões e espaço.
CARACTERÍSTICA DO ESPAÇO BIDIMENSIONAL
O mundo em que vivemos é tridimensional, ou seja, todos os objetos, corpos e superfícies que nos cercam apresentam comprimento, largura e profundidade. Já as principais características do espaço bidimensional são a existência de somente um plano infinito e a presença de pontos, linhas e retas que se unem, pareiam e se tocam para criar figuras e perspectivas. Para contornar a ausência de profundidade, a arte bidimensional busca utiliza elementos como cores, linhas, textura, pontos para criar a percepção de distâncias, áreas, ângulos, proporções, comprimentos e distâncias. A soma destes elementos também permite criar a perspectiva de contrastes, posicionamento e direção. A posição que as figuras possuem no espaço bidimensional ajudam a compreender o seu formato e características. Observando o posicionamento dos elementos figurativos é possível avaliar questões como o tamanho de uma figura considerando se ela está localizada à esquerda ou direita, abaixo ou na parte superior da representação. Outros aspectos que influenciam a percepção do espaço bidimensional são a luminosidade e a posição do observador. A luz, através de suas cores, formatos, intensidade e posicionamento ajuda na percepção de formas, espaço, cores e movimento da figura bidimensional.
PROCESSO CRIATIVO
Pegue uma fruta que você tem em casa e faça desenhos a partir de observação das mais diversas situações. Pode pegar também cenas, pessoas, objetos. Observe cada detalhe, as sombras, a luz e desenhe a partir do que vê. Se possível, faça vários desenhos sob vários ângulos. Depois tire foto de seu desenho.
Atividade 2
AGORA RESPONDA:
01-Quais são as principais características do espaço bidimensional?
02-Quais são os aspectos que influenciam a percepção do espaço bidimensional?
03-No espaço tridimensional como os corpos e os objetos são percebidos?
04-O que chamamos de dimensão?
05-Cite alguns exemplos de arte bidimensional.
06-Quais foram as sensações que você sentiu ao realizar os seus desenhos?
07-O que você escolheu para realizar o seu desenho, por que escolheu esse objeto ou fruta ou pessoa, em quais horários você realizou os desenhos e quais observações foram realizadas por você enquanto desenhava?
Proponentes – Professores | Maria Eliet Borges de Araújo |
Instituição Educacional | Escola Municipal Professor Hilarindo Estevam de Souza |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
EAJA | EAJA |
EAJA – Série: | 6ª Série |
Componente Curricular: | Arte |
Habilidade estruturante Habilidades Complementares e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAAR0622) Investigar e criar formas plásticas e visuais em suportes e espaços diversos (bidimensional e tridimensional), explorando repertórios e poéticas pessoais. (EAJAAR0527) Desenvolver estratégias de registros sobre o processo e o percurso artístico de forma crítica, reflexiva e poética, utilizando diferentes propostas (visual, corporal, sonora, escrita, multimeios, etc). |