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Matemática – Resolução de atividades que envolvem m.m.c.

Olá pessoal, a seguir será postado umas instruções sobre m.m.c. para tentar alcançar a compreensão dos discentes; leiam com atenção e depois faça as atividades.

Atividade 1

MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM (MMC)

Os cálculos de MMC e MDC estão ligados aos múltiplos e aos divisores de um número. Esse tipo de cálculo, aprendido no ensino fundamental, é essencial para resolver muitas questões e problemas no Enem.

O mínimo múltiplo comum, ou MMC, de dois ou mais números inteiros é o menor múltiplo inteiro positivo comum a todos eles. Por exemplo, o MMC de 6 e 8 é o 24, e denotamos isso por mmc 6, 8 = 24 Já o MMC de 5, 6 e 8 é o 120, o que é denotado por MMC 5, 6, 8 = 120.

O MMC é muito útil quando se adicionam ou subtraem frações, pois é necessário um mesmo denominador comum durante esses processos. Não é necessário que esse denominador comum seja o MMC, mas a sua escolha minimiza os cálculos. Considere o exemplo:

326 + 18 = 656 + 756 = 1356, onde o denominador 56 foi usado porque MMC 28, 8 = 56.


Regra prática para calcular o MMC de dois números. Para calcular o MMC entre 28 e 8, fazemos o seguinte:
1. Reduzimos a fração 288 aos seus menores termos:
288 = 72.

2. Multiplicamos em cruz a expressão obtida:
28 x 2 = 8 x 7 = 56

3. O valor obtido é o MMC procurado: MMC 28, 8 = 56.

Regra geral para calcular o MMC de dois ou mais números. O procedimento geral para o cálculo do MMC envolve a decomposição primária de cada número. Por exemplo, para calcular o MMC de 8, 12 e 28, fazemos o seguinte: 

1. Realizamos a decomposição primária de cada número:
8 = 23
12 = 22 ∙ 31
28 = 22 ∙ 71

2. Em seguida, multiplicamos cada fator primo elevado à maior potência com que aparece nas fatorações. O resultado é o MMC procurado:
MMC 8, 12, 28 = 23 ∙ 31 ∙ 71 = 168

Dispositivo prático para calcular o MMC de dois ou mais números. O procedimento acima tem a seguinte forma prática de execução:

1. Alinhamos os três números, 8, 12 e 28, e dividimos todos os números que podem ser divididos pelo primeiro primo 2. Na linha de baixo anotamos cada quociente obtido:

MMC e MDC (Foto: Colégio Qi)

2. Repetimos esse procedimento sucessivamente com o 2, depois com o 3 e, depois com o 7, até que a última linha só contenha algarismos 1:

MMC e MDC (Foto: Colégio Qi)

3. Agora, multiplicamos todos os fatores primos na coluna da direita, obtendo o MMC procurado:
MMC 8, 12, 28 = 2 ∙ 2 ∙ 2 ∙ 3 ∙ 7 = 168

Propriedade fundamental do MMC. Todo múltiplo comum de dois ou mais números inteiros é múltiplo do MMC destes números.

Exemplo: os múltiplos comuns positivos de 8, 12 e 28 são exatamente os múltiplos positivos de 168, o seu MMC, ou seja, são 168, 336, 504,… 

Exemplo: encontre o menor número inteiro positivo de três algarismos que é divisível, ao mesmo tempo, por 3, 4 e 15.

Solução: pela propriedade fundamental do MMC, o número desejado será o menor número de três algarismos múltiplo do MMC de 3, 4 e 15. Como MMC 3, 4, 15 = 60, então o menor múltiplo de três algarismos é o 120.

Atividade 1 – Agora Copie e responda:

Questões:

2) Decompor em fatores primos os seguintes números: 

a) 120                                                        b) 135 

c) 360                                                        d) 900

03) Calcule o mínimo múltiplo comum (m.m.c.) entre os números dados em cada item:

a) 8 e 12

b) 12 e 36

c) 12 e 30

d) 24 e 30

e) 15 e 9

f) 12, 15 e 10

Atividade 2

Sua vez copie e responda. 

Questões:


Proponentes __ProfessoresVANDERLEY TAVARES DE MORAIS
Instituição EducacionalESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ
CRE Brasil di Ramos Caiado

EAJAEAJA
EAJA – Série:6ª Série
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante
Habilidades Complementares e
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAMA0601) Resolver e elaborar situações problema com  números  naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, incluindo os conceitos de máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum.

OBJETIVOS:
Apresentar aos discentes situações problemas que abordam m.m.c., bem como desenvolver neles habilidades para se encontrar o referido conceito (m.m.c.);
Estimular os discentes a resolver problemas que envolvam m.m.c.