Olá! Agora você vai conhecer e destacar as principais características dos Estados modernos ou monarquias nacionais europeias, durante a Idade Moderna.
Atividade 1
Leia com bastante atenção o texto abaixo:
ESTADO NACIONAL MODERNO
O Estado Nacional Moderno ou Antigo Regime consistiu em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. A partir do século XVI, a Europa Ocidental sofreu diversas transformações que promoveram o crescimento das cidades, das atividades comerciais e da ciência. Foi em meio a essas mudanças que as Monarquias Nacionais surgiram, contribuindo para o fortalecimento do poder real e acarretando no desaparecimento gradual da servidão e no declínio do mundo feudal.
O processo de centralização política nas mãos do rei foi o símbolo da formação dos Estados Modernos na Europa, os exemplos mais clássicos desse processo foram Espanha, Portugal e França. As mudanças na forma de governar tornaram mais claras as diferenças entre o mundo moderno e o mundo feudal. Entre os principais aspectos que caracterizaram as Monarquias Nacionais estão: A burocracia administrativa, que ganhou um corpo de funcionários que tinham a função de desempenhar tarefas de administração pública; A força militar, que gerou a necessidade de criação de um exército nacional para conter possíveis invasões ou confrontos com outros países e também para estabelecer ordem pública na sociedade;Leis e justiças unificadas, que foram responsáveis pela formação de leis que possuíam caráter da manutenção da ordem, além de melhor proteger os direitos e deveres dos cidadãos; Sistema burocrático, que marcou o surgimento das tarifas e tributos cobrados pelo rei para sustentar as despesas públicas.
O desenvolvimento da navegação marítima marcou a busca por expansão territorial dos Estados Nacionais Modernos. Os reis almejavam conquistar riquezas no além-mar, obtendo novos mercados e expandindo o comércio. A busca por metais preciosos e o interesse na propagação da fé cristã também impulsionaram a descoberta de novos territórios. O Estado Nacional Moderno Português retratou claramente isso na colonização da América Portuguesa no século XVI. O objetivo dos portugueses foi concretizado na prática colonizadora que ocasionou a ampliação de suas fronteiras, a obtenção de novos comércios, o descobrimento de locais com metais preciosos e a disseminação do catolicismo, resumindo perfeitamente as ambições que os Estados Nacionais Modernos possuíam.
A formação do Estado Nacional Moderno representou uma nova fase das relações comerciais de alguns países europeus e contribuiu para centralização do poder político real, como foi o caso do rei francês Luís XIV, que simbolizou em uma frase esse período dizendo que o “Estado sou eu”. Chamado também de Rei “Sol”, Luís XIV retratou o apogeu dos reis no Antigo regime até o surgimento do período iluminista (século XVIII) que criticou a política centralizadora dessa época.
Por Fabrício Barroso dos Santos – Mestre em Ensino de História
Atividade 2
Copie e responda as questões em seu caderno.
- Em que consistia o Estado nacional moderno?
- Quais foram os exemplos clássicos de monarquias nacionais? Descreva seus principais aspectos ou características.
- Por que as grandes navegações marcaram a busca por expansão territorial dos Estados europeus?
- Comente a célebre frase do rei francês Luís XVI: “O Estado sou eu”.
Proponentes – Professores | Juarez D. Adriano |
Instituição Educacional | Escola Municipal Lions Clube Baneirantes e Escola Municipal Presidente Vargas (Coletivo ùnico) |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
EAJA | EAJA |
EAJA – Série: | 6ª Série |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0618) – Perceber as forças políticas e sociais que dominaram o processo de centralização do poder e formação dos Estados modernos. |