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Matemática e Língua Portuguesa – NÚMEROS: DOBRO, TRIPLO, METADE E UM TERÇO

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS FALAR SOBRE O CONCEITO DE DOBRO, TRIPLO, METADE E UM TERÇO COM O OBJETIVO DE AUMENTAR NOSSA HABILIDADE E COMPREENSÃO SOBRE ELES. VAMOS LÁ!

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ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA – NÚMEROS: DOBRO, TRIPLO, METADE E UM TERÇO

DOBRO E TRIPLO

PARA SABER QUANTO É O DOBRO DE UM NÚMERO BASTA MULTIPLICAR ESSE NÚMERO POR 2, E PARA SABER QUANTO É O TRIPLO, BASTA MULTIPLICAR ESSE NÚMERO POR 3.

EXEMPLO: DANIELA TEM DUAS BOLAS, LUANA TEM O TRIPLO DE BOLAS QUE DANIELA TEM E PATRÍCIA TEM O DOBRO DE BOLAS QUE DANIELA TEM. ENTÃO:

Daniela – 2 bolas

Daniela tem 2 bolas

Luana – triplo de 2 bolas

Luana tem 6 bolas

Patrícia – dobro de 2 bolas

https://escolakids.uol.com.br/upload/image/4-bolas-dobro-de-2(1).jpg

 Luana tem 2×3=6 bolas e Patrícia tem 2×2=4.

 METADE E UM TERÇO

METADE DE ALGO SIGNIFICA DIVIDIR ESSE VALOR POR DOIS.

EXEMPLO: RENATA TEM UMA DÚZIA DE OVOS E VAI USAR METADE PARA FAZER UMA RECEITA. QUANTO VAI SOBRAR?
Conhecendo uma Dúzia - Brasil Escola

1 DÚZIA DE OVOS=12 OVOS

Foto, de, metade, dúzia, ovos, ligado, bambu, toalha de mesa | Foto Premium

METADE DE UMA DÚZIA: 12 : 2 = 6

 MEIA DÚZIA DE OVOS=6 OVOS

SOBRARÃO 6 OVOS

TAMBÉM PODEMOS REPRESENTAR A METADE ATRAVÉS DE UMA FRAÇÃO:

Entre pizzas e frações – parte 1 – Ensinando Matemática
Simplificando frações Survey

UM TERÇO SIGNIFICA DIVIDIR POR TRÊS, VEJA:Bananas Prata Anã ou Pratinha em Aracaju SE à venda. Compre 204783

EXEMPLO: REBECA COMPROU UMA DÚZIA DE BANANAS E CONSUMIU UM TERÇO DELAS. QUANTAS SOBRARAM?

1 DÚZIA DE BANANAS=12 BANANAS

Banana Nanica Dúzia - Saborizatti

 UM TERÇO DE UMA DÚZIA: 12:3=4

1 TERÇO DE UMA DÚZIA = 4 BANANAS

TAMBÉM PODEMOS REPRESENTAR UM TERÇO ATRAVÉS DE UMA FRAÇÃO:

Metade/terça parte/quarta parte - esqueirinhos
⅓ ( um terço) de um valor equivale a metade - Brainly.com.br

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1

PREENCHA AS TABELAS ESCREVENDO O DOBRO E O TRIPLO:

ATIVIDADE 2

NUMA LOJA DE DOCES FORAM ENCOMENDADOS 36 MINIS BOLOS. LUÍS COLOCARÁ EM CADA CAIXA A  METADE DA QUANTIDADE DE BOLOS PARA NÃO AMASSAREM.

A) QUANTAS CAIXAS LUÍS VAI USAR PARA SEPARAR OS BOLOS?

B) QUANTOS BOLOS FICARÃO EM CADA CAIXA? 

C) SE LUÍS PRODUZIR O DOBRO DE BOLOS ENCOMENDADOS QUANTOS SERÃO PRODUZIDOS?

ATIVIDADE 3

OBSERVE A CAIXA DE OVOS A SEGUIR E RESPONDA O QUE SE PEDE.

A)QUANTOS OVOS HÁ NESSA CAIXA?

B) SE COMPRAR O DOBRO DE OVOS QUE ESTÃO NESSA CAIXA, QUANTOS OVOS COMPRAREI?

B) QUERO UTILIZAR UM TERÇO DOS OVOS DESSA CAIXA NUMA RECEITA, QUANTOS IREI UTILIZAR?

ASSISTA O VIDEO ABAIXO COM A CORREÇÃO DAS ATIVIDADES

ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!


EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAMA0115) Relacionar a ideia de dobro com metade, triplo com terça parte, em situações cotidianas.  
(EAJAMA0208) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas e elementos apresentados em disposição retangular.
(EAJALP0116) Fazer a leitura de textos a partir da  decodificação de palavras com sentido e significado,  possibilitando a fluência à leitura em diferentes tipos de textos.