You are currently viewing Língua Portuguesa – Minotauro, do labirinto ao videogame

Língua Portuguesa – Minotauro, do labirinto ao videogame

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 8ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – Minotauro, do labirinto ao videogame. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/nossreh/4548965496>. Acesso em: 31 de Agosto de 2021.

A aula de hoje abordará o gênero textual mito, e para ressaltar as características deste gênero vamos conhecer um ser mitológico, uma figura assustadora que combina o corpo de um homem e a cabeça de um touro, conhecida como Minotauro. Vamos conhecer sua origem, seus feitos cruéis e sua presença na cultura digital.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – Minotauro, do labirinto ao videogame.

8ª SÉRIE | Eaja |LÍNGUA PORTUGUESA| PROF.ª: REGINA

Minotauro, do labirinto ao videogame

Fantasia, Sage, Conto De Fadas, Criatura, Ameaça

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/fantasia-sage-conto-de-fadas-3729146/>. Acesso em: 31 de Agosto de 2021.

Hoje, iremos estudar e analisar uma criatura monstruosa, com a cabeça e a cauda de touro e o corpo de homem, o Minotauro era o flagelo da população de Creta. Vivia encerrado no Labirinto e seu apetite só era saciado com vítimas humanas. Até que um dia, em que o príncipe ateniense Teseu decidiu matá-lo, pondo fim ao trágico tributo imposto à cidade de Atenas de enviar anualmente sete moças e sete rapazes para serem devorados pelo Minotauro. O mito do Minotauro atravessou os tempos aparecendo nos poemas clássicos, nos mosaicos greco-romanos e na arte da Renascença. Ele é mostrado no centro de muitas representações do Labirinto. Está nas pinturas de Salvador Dalí e Pablo Picasso que lhe dedicou uma série de gravuras. Mais recentemente, o Minotauro foi tema do videogame de realidade virtual Theseus (2017). 

A figura de Minotauro quebra um paradigma de que os mitos de uma forma em geral são divindades generosas, ou mesmo vitimadas. O enredo que cerca figura mitológica de Minotauro é tomado por mortes e sacrifícios, porém a tragédia terá um fim e o lendário Minotauro deixará de devorar pessoas, pois por conta própria o herói Teseu resolveu dar fim a criatura, e em golpes certeiros e mortais ceifa a vida da fera. No entanto o feito maior de Teseu não foi apenas matar Minotauro, mas sim escapar do labirinto onde a fera era aprisionada, no entanto, de acordo com a mito esta façanha só foi possível com a ajuda da jovem Ariadne por quem Teseu se apaixonou. Leia agora um pequeno trecho da história, adaptada pela autora brasileira Ana Maria Machado.

(…)

No dia seguinte, na entrada do Labirinto, Ariadne dá ao herói um novelo

de um fio mágico, que lhe permite não só procurar o Minotauro mas também encontrar a saída.

Teseu encoraja os trêmulos companheiros, e todos penetram naquele lugar sinistro. O príncipe vai na frente, desenrolando com uma mão o fio cuja extremidade fixou na soleira da porta de entrada. Dali a pouco, o grupo de jovens, confundido por corredores sempre idênticos, está completamente perdido no Labirinto.

Teseu, cauteloso, pára e vigia os mínimos esconderijos, sempre com a mão no punho da espada […].

Acordando de repente, o Minotauro salta mugindo sobre o rapaz. Mas o herói está alerta e, sem medo nem hesitação, abate de um só golpe o monstro.

Graças ao fio, que volta a enrolar no novelo, Teseu e seus companheiros saem do Labirinto. Ariadne joga-se nos braços do herói e abraça-o com paixão. Depois, ela conduz os atenienses ao porto. Antes de subir a bordo de seu navio, Teseu tem o cuidado de fazer furos nos cascos dos barcos cretenses mais próximos. Em seguida, embarca com Ariadne e seus amigos.

(…)

A Grécia – Mitos e lendas (tradução Ana Maria Machado). São Paulo, Ática, 1996.

E com a bravura de Teseu a maldade do mito Minotauro não perdurou para sempre, pois enquanto divindade a fera era imbatível, indestrutível, no entanto a destreza de Teseu e habilidade de Ariadne foram maiores. No entanto, curiosamente As escavações realizadas em Creta durante 30 anos por Arthur Evans (1851-1941) revelaram muitas evidências que remetem ao mito do Minotauro. O gigantesco Palácio de Cnossos, com seu intrincado desenho arquitetônico repleto de corredores e milhares de salas, sugere tratar-se de um labirinto do Minotauro.  Mito ou  lenda, ficaram as ruínas como registros históricos.

Atividades

Questão 1 – O gênero textual mito é voltado para inúmeras explicações sobre o universo, para melhor compreender o mito e seu conceito assista ao vídeo: Gênero textual: mitos

Vídeo: Gênero textual: mitos. No canal do YouTube: Khan Academy Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCXj2oSzwg6G0iBjKg33joMQ>. Acesso em: 31 de Agosto de 2021.

Após o vídeo você irá notar que o mito é um dos gêneros textuais mais antigos da humanidade e que permanece vivo em respeito a oralidade.

Questão 2 – Agora chegou a sua vez, troque ideias com seus familiares e amigos, quantos filmes ou séries que você conhece usaram a figura de Minotauro? Bom, é claro, que você pode abordar também programas de TV ou games.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção.  
(EAJALP0813) Selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.) para apreciação.
(EAJALP0830) Produzir contos, crônicas, minicontos, entre outros. 
Referências:A Grécia – Mitos e lendas (tradução Ana Maria Machado). São Paulo, Ática, 1996.