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Língua Portuguesa – Funções de linguagem no cotidiano

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – Funções de linguagem no cotidiano. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1566095>. Acesso em: 31 de Agosto de 2021.

A aula de hoje abordará as funções de linguagem, o suas finalidades e características. A posição de quem fala e a reação de quem ouve, muitas vezes interfere no plano de comunicação. Para deixar claro as intenções de fala e escrita vamos estudar as seis funções da linguagem, os cuidados de transmitir uma mensagem e o uso do contexto.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – Funções de linguagem no cotidiano

7ª SÉRIE | Eaja |LÍNGUA PORTUGUESA| PROF.ª: REGINA

Funções de linguagem no cotidiano

Hoje, iremos estudar as funções da linguagem, atualmente o ser humano por viver em conjunto, ou seja em sociedade, utiliza vários códigos para representar o que pensa, o que sente, o que quer, o que faz. Por esta razão a linguagem verbal é a forma mais eficiente de comunicação entre os povos, no entanto é importante compreender a multiplicidade da linguagem, suas vertentes e recursos, por isso nesta aula vamos sistematizar a linguagem em seis funções ou seis finalidades básicas

1 – Função referencial ou denotativa

Palavra-chave: referente

Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere. Exemplos: textos jornalísticos, livros didáticos, dicionários, textos e/ou teorias científicas. 

2 – Função expressiva ou emotiva

Palavra-chave: emissor

Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação. Exemplos: diários, blogs pessoais, textos líricos, relatos de memórias.

3 – Função apelativa ou conativa

Palavra-chave: receptor

Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Exemplos: comerciais, anúncios publicitários, propagandas.

4 – Função metalinguística

Palavra-chave: código

Essa função enfatiza o código da mensagem. Podemos dizer que a metalinguagem é a linguagem que fala de si mesma e ocorre quando o código se refere a ele próprio na mensagem. Gramáticas e dicionários são ótimos exemplos de metalinguagem, pois são palavras explicando palavras. Exemplos: uma fotografia de alguém tirando uma fotografia ou um filme que conta a história de se fazer filmes.

5 – Função fática

Palavra-chave: canal 

Essa função é usada para testar o canal de comunicação, para dar início a uma conversa ou simplesmente chamar a atenção do interlocutor, centrada no canal de comunicação possibilita abrir vínculos de diálogo, como nas saudações iniciais ou mesmo espontâneas. Exemplos: Alô? / Como vai? Tudo bem? / Ei! Você aí!

6 – Função poética

Palavra-chave: mensagem

Essa função está presente nos textos elaborados, repletos de figuração como os textos literários, seja de natureza poética ou em prosa, seu compromisso é destacar a mensagem, centrando-se na escolha das palavras, efeitos sonoros e significativos que engrandecem o texto. Exemplos: poemas, músicas, discursos, monólogos e textos publicitários.

A linguagem aliada a recursos apresenta distintamente seis funções, no entanto é válido lembrar que um texto pode apresentar mais de uma função da linguagem, afinal a linguagem enquanto capacidade humana é dinâmica e está sempre pronta para atender as necessidades de comunicação. Exemplificamos a coexistência de três funções da linguagem no memorável poema de Manuel Bandeira, veja:

Desencanto

Eu faço versos como quem chora

De desalento. . . de desencanto. . .

Fecha o meu livro, se por agora

Não tens motivo nenhum de pranto.

Meu verso é sangue. Volúpia ardente. . .

Tristeza esparsa… remorso vão…

Dói-me nas veias. Amargo e quente,

Cai, gota a gota, do coração.

E nestes versos de angústia rouca,

Assim dos lábios a vida corre,

Deixando um acre sabor na boca.

– Eu faço versos como quem morre.

(Manuel bandeira BANDEIRA, M., A Cinza das Horas, Teresópolis, 1917.)

No poema acima ressaltamos a existência de três funções da linguagem: a emotiva, pois o autor expressa sua emotividade por meio de todo seu lirismo. A poética, pois faz todo um trabalho poético de valorização das palavras em seu vocabulário, em seus versos e sonoridade. E por fim a metalinguística, pois o autor aponta em seu sentimentalismo como se faz versos, como se expressa, ou seja, escreve com dor, a metalinguagem indicativa de fazer poesias por meio do sofrimento.

Atividades

Questão 1 – As funções da linguagem são recorrentes e muito estudas como contéudo primordial da Língua Portuguesa, para saber mais assista ao vídeo: Elementos da comunicação & Funções da linguagem.

Acesse o link:

Vídeo: Elementos da comunicação & Funções da linguagem. Canal do YouTube:
Linguagem e poesia #dendicasa. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCT6LaseI2nPwyNijhbIpOhg>. Acesso em: 30 de Agosto de 2021.

Questão 2 – Para conhecer mais sobre as funções da linguagem e suas particularidades, acesse o link: https://escreverepraticar.com.br/funcoes-da-linguagem/

Após a leitura você irá perceber que as funções da linguagem estão presentes em nosso dia a dia, revelando nossas atitudes de comunicação, ora compreendendo, ora respondendo. Observe qual das seis funções da linguagem está mais presente no seu cotidiano?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0602) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (recursos linguísticos e semióticos).
(EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção.  
(EAJALP0768) Analisar o uso da linguagem denotativa e conotativa presente em textos literários. 
Referências:Manuel Bandeira recita “Desencanto”. Site Pensador.com Disponível em:https://www.pensador.com/frase/MzIzNTQ5/ acessado em 26/08/2021manuel bandeira BANDEIRA, M., A Cinza das Horas, Teresópolis, 1917.