Olá! Tudo bem? Você já deve ter percebido que em diferentes situações e lugares nos deparamos com diferentes tabelas. Tabelas de produtos e preços, tabelas relacionando características e atribuições e até mesmo tabelas mistas, onde podemos ter características e valores referentes ao que está sendo apresentado. Além das tabelas, os dados que são apresentados em uma tabela, podem estar dispostos em diferentes tipos gráficos. Na aula de hoje vamos estudar sobre essas questões e com isso podermos interpretar melhor os elementos apresentados tanto em uma tabela, como em um gráfico.
Agora, vamos começar?
Atividade 1
Assista ao vídeo acessando o link abaixo. Nele você irá ver como organizar os dados em tabelas e gráficos, o que te ajudará a fazer melhor a interpretação dos mesmos.
Interessante não acha? Agora vamos colocar em prática o que você aprendeu, na atividade abaixo.
Atividade 2
Leia e interprete os gráficos abaixo e marque em seu caderno a alternativa que considerar ser a certa.
1) (SEDUC-GO). A professora do “Colégio Estudar” fez uma pesquisa para saber quais as cores seus alunos mais gostam:
A cor menos preferida dos alunos é
(A) Branca
(B) Vermelha
(C) Verde
(D) Amarela
2) (SAEMI – PE). O gráfico abaixo apresenta a quantidade de frutas vendidas em um dia em um mercado.
De acordo com esse gráfico, qual foi a fruta mais vendida no mercado nesse dia?
(A) Abacaxi.
(B) Goiaba.
(C) Melancia.
(D) Melão.
Atividade 3
No primeiro vídeo você viu como organizar os dados de uma pesquisa em tabela e a partir da organização desses dados, fazer um gráfico de colunas. Nesse segundo vídeo você irá ver a diferença entre uma tabela simples e uma tabela de dupla entrada. Clique no link abaixo e assista ao vídeo:
Agora após ter assistido ao vídeo , você deverá interpretar as tabelas apresentadas nos exercícios abaixo:
1) (Prof. Luzines Nunes). No sítio de Seu Joaquim, há alguns canteiros com plantações. Ele organizou alguns dados numa tabela.
Observe a tabela que Carlos fez e responda às questões abaixo:
A) Quantos pés de alface? ________
B) Quantos pés de beterraba?_____
2) (SEDUC-GO). A turma da 3ª série jogou duas partidas de futebol. Observe a tabela abaixo e em seguida responda as questões.

A) Quem fez mais gols na 1ª partida?
B) Quem fez mais gols juntando as duas partidas?
Proponentes – Professores | Carlos Ulisses Rodrigues de Araujo |
Instituição Educacional | Escola Municipal Stephânia Alves Bispo |
CRE | Coordeandoria Regional Brasil Di Ramos |
Referencias – Texto elaborado com fins pedagógicos. | https://youtu.be/Kwt92IO6DPs – Acessado em 24/04/2021 https://youtu.be/xoFhMi-rIGM – Acessado em 25/04/2021 https://profwarles.blogspot.com/2016/03/5-ano-por-descritores matematica.html – Acessado em 27/04/2021 https://www.youtube.com/channel/UCXj2oSzwg6G0iBjKg33joMQ – Acessado em 28/04/2021 https://profwarles.blogspot.com/2016/03/3-ano-por-descritores matematica.html – Acessado em 26/04/2021 |
EAJA | EAJA |
Turma | 2ª SÉRIE |
Componente Curricular: | Matemática |
EAJA: Habilidade estruturante Habilidades Complementares EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0142) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. . (EAJAMA0231) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas, utilizando termos como maior e menor frequência. |
Temática | Análise de dados |