Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 3ª Série da Eja.
NA AULA DE HOJE, IREMOS CONHECER E VIVENCIAR UMA DANÇA BRASILEIRA PERTENCENTE A UMA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS POPULARES MAIS EXPRESSIVAS DO NOSSO PAÍS, O MARACATU.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇA BRASILEIRA: MARACATU
ATIVIDADE 1
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E APRECIE O CORTEJO REALIZADO PELO GRUPO MARACATU NAÇÃO PERNAMBUCO. OBSERVE OS MOVIMENTOS QUE O CORPO FAZ NESTA DANÇA, OS ELEMENTOS MUSICAIS, ROUPAS, ADEREÇ0S, INSTRUMENTOS E OS PERSONAGENS DA ENCENAÇÃO.
ATIVIDADE 2
GOSTOU DO MARACATU? AGORA VAMOS ASSISTIR OUTRA APRESENTAÇÃO E INVESTIGAREMOS ALGUNS ASPECTOS ARTÍSTICOS DESTA PRÁTICA CORPORAL. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, ATENTE-SE PARA A DIVERSIDADE E ESTÉTICA DOS CORPOS PRESENTES NESTA DANÇA DE MATRIZ CULTURAL AFRICANA:
BASEADO NA APRESENTAÇÃO QUE ACABOU DE ASSISTIR, RESPONDA EM SEU CADERNO:
- O QUE VOCÊ ACHOU DE MAIS BELO NA APRESENTAÇÃO?
- OS MOVIMENTOS DESSA DANÇA EXPRESSAM A CORPORALIDADE DO NEGRO AFRICANO QUE FOI ESCRAVIZADO NO BRASIL. É POSSÍVEL VER ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS A IDEIA DE RESISTÊNCIA E FORÇA. DESCREVA QUAL MOVIMENTO MAIS TROUXE A VOCÊ ESTA IDEIA.
- AS DANÇAS DE MATRIZES AFRICANAS EXPLORAM ELEMENTOS DO RITMO PERCURSIVO PARA DESENVOLVEREM SEUS MOVIMENTOS. IDENTIFIQUE QUAIS MOVIMENTOS CORPORAIS QUE SÃO MAIS REPETIDOS.
- QUAIS CARACTERÍSTICAS OS CORPOS DOS DANÇARINOS EXPRESSAM NESTA DANÇA?
ATIVIDADE 3
VAMOS APRENDER OS PASSOS BÁSICOS DO MARACATU? VÁ PARA UM ESPAÇO LIVRE DE OBSTÁCULOS EM SUA CASA, UTILIZE ROUPAS CONFORTÁVEIS, USE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO E SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA. ATENTE-SE TAMBÉM PARA AS INFORMAÇÕES DOS DIFERENTES TIPOS DE MARACATU QUE EXISTEM E SUAS CARACTERÍSTICAS.
ATIVIDADE 4
VOCÊ SABE O QUE É UMA NARRATIVA VISUAL? NA LÍNGUA PORTUGUESA CONTAMOS NÃO SÓ COM A LINGUAGEM ESCRITA E FALADA, MAS TAMBÉM COM A VISUAL, CARACTERIZADA COMO NÃO VERBAL. ESSA FORMA DE COMUNICAÇÃO TAMBÉM EXPRESSA MENSAGENS A QUEM ESTÁ LENDO. OBSERVE A FOTOGRAFIA RETRATANDO O MARACATU, QUE É UM EXEMPLO DESSE TIPO DE NARRATIVA.
AGORA RESPONDA:
- QUAIS OS PERSONAGENS PRESENTES NESTA IMAGEM?
- O QUE ELES ESTÃO REALIZANDO COM SEUS CORPOS?
- ONDE ACONTECE ESSA CENA?
- QUAIS TIPO DE ADEREÇOS E ROUPAS OS PERSONAGENS USAM E O QUE ELES REPRESENTAM?
ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!
Referências | BRASIL. INVENTÁRIO NACIONAL DE REFERÊNCIAS CULTURAIS (INCR). DISPONÍVEL EM: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/DOSSIE_MARACATU_NA%C3%87%C3%83O.pdf. ACESSADO EM 30 DE AGOSTO DE 2021, ÁS 13:20H. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0321) VIVENCIAR E FRUIR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS |
Arte | (EAJAAR0228) INVESTIGAR E COMPREENDER ASPECTOS ESTRUTURAIS, DINÂMICOS E EXPRESSIVOS PRESENTES EM DIFERENTES DANÇAS, EXPLORANDO DIFERENTES MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS, RESPEITANDO E PARTINDO DA DIVERSIDADE DE CORPOS E ELEMENTOS ESTÉTICOS. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0209) FAZER A SELEÇÃO DAS PARTES MAIS SIGNIFICATIVAS DE UM TEXTO |