Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 02/09. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Olá criança, tudo bem com você?
Os ângulos e os polígonos estão presentes em vários objetos e construções que fazem parte da nossa vida. Os prédios e as casas, por exemplo, só podem ser construídos com a realização de cálculos que envolvem a medição de ângulos.
Na videoaula, abordaremos o que são os ângulos retos e não retos e veremos a aplicação em figuras geométricas.
Vamos juntos nessa?
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo a seguir:
Agora que você assistiu ao vídeo, pegue um papel, canetinhas ou lápis de cor e, com base no que foi apresentado, faça a sua própria dobradura e identifique os ângulos retos, ângulos não retos e ângulos obtusos .
Bom trabalho!
ATIVIDADE 2
Observe a figura a seguir:
- Quais são os polígonos que podemos identificar na figura?
- Quantos ângulos retos e ângulos não retos existem na figura?
ATIVIDADE 3
Hora de explorar!!!
Procure em sua casa, locais ou objetos em que há a presença de ângulos retos e ângulos não retos. Se você tiver um esquadro ou transferidor, pode utilizar esses instrumentos para fazer a conferência.
Agora que você já fez essa divertida exploração, preencha o quadro com os resultados de suas observações.
LOCAIS OU OBJETOS QUE POSSUEM ÂNGULOS RETOS | LOCAIS OU OBJETOS QUE POSSUEM ÂNGULOS NÃO RETOS |
Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante | (EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria. |