Olá! Hoje aprenderemos sobre a classe dos milhares. Vamos lá!
Atividade 1
Classe dos milhares!
Mas o que significa MILHAR?
Chegou a hora de recordar!
O sistema de numeração normalmente utilizado é o DECIMAL, onde os numerais são agrupados de 10 em 10 unidades.
Nesse sistema o numeral é organizado, por unidades, em ordens e classes. A cada três ordens completas são formadas uma classe.
Observe:
Utilizar o exemplo abaixo:
O que formam a Classe das unidades simples é unidades, dezenas e centenas, possuem três ordens Lembra?
Hoje vocês irão aprender sobre a Classe dos milhares. Você sabe o que quer dizer milhar? Não? Então fique ligado par você entrar no mundo dos números!
Vocês irão então relembrar o que você aprendeu.
O sistema de numeração que normalmente utilizamos é o sistema de numeração decimal, são agrupados de 10 em 10 unidades. O que formam a Classe das unidades simples é unidades, dezenas e centenas, possuem três ordens Lembra?
Atividade 2
A Classe das milhares, também possuem três ordens (.posição).Observe a representação na imagem abaixo:
No Quadro Valor de Lugar (Q.V.L), para representar o número 1 209 (um mil, duzentos e nove). Tivemos que incluir mais uma classe, que se formou 4 ordens.
2ª CLASSE | 1ª CLASSE | ||||
MILHARES | UNIDADES SIMPLES | ||||
6ª ordem | 5ª ordem | 4ª ordem | 3ª ordem | 2ª ordem | 1ª ordem |
Centenas de milhar | Dezenas de milhar | Unidades de milhar | centenas | dezenas | Unidades |
1 | 2 | 0 | 9 |
Agora no Material Dourado
Cubo Placa Barra Cubinho
1 milhar ou 1 centena ou 1 dezena ou 1 unidade
10 centenas ou 10 dezenas ou 10 unidades
100 dezenas ou 100 unidades.
1 000 unidades
LinK da imagem: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula. html?aula=10247
Para a sua melhor compreensão vocês veja o vídeo:
Agora é hora de fixar os conhecimentos, e aprender mais a seguir estão mais atividades!
Complete o quadro e escreva aos números por extenso. Veja o modelo e continue. Depois mil, vem…
M | C | D | U | |
1 | 0 | 0 | 0 | |
Seis mil | ||||
Atividade 3
Observe a imagem e faça o que se pede. Atenção se você esqueceu quanto representa o cubo, a placa, a barra e o cubinho, volta na imagem acima.
Cicio da infância /Ciclo da Adolescência | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | C |
Componente Curricular: | Matemática |
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares | (EF03MA02-A) Compor e decompor números naturais até quatro ordens por meio de trocas, a cada dez unidades, uma dezena, a cada dez dezenas, uma centena. |