Olá! Esta aula de Matemática é destinada aos educandos da 5ª Série da Eaja.
Nesta atividade, você irá resolver e elaborar situações-problema que envolvem as operações básicas de multiplicação e divisão no conjunto do número naturais.
Assista à videoaula do professor Hélio Rocha com a temática multiplicação e divisão.
Multiplicação
Na videoaula, o professor Hélio Rocha falou sobre multiplicação e divisão e demonstrou algumas maneiras de resolvê-las. Nas atividades a seguir, você terá a oportunidade de retomar alguns conceitos matemáticos tratados na videoaula.
Multiplicação é uma adição de parcelas iguais. Observe o exemplo a seguir.
A multiplicação está em nosso cotidiano e nas situações problema a seguir você aprenderá duas maneiras de resolvê-las: usando a adição e a multiplicação.
Situação Problema 1
Na barraca de frutas FRUTASAUDÁVEL, todos os domingos seu Paulo compra meia dúzia de maçãs e dona Paula compra uma dúzia. No próximo domingo eles irão receber seus netos e como não haverá feira, devido a um feriado, seu Paulo e dona Paula resolveram levar 3 vezes mais a quantidade que costumam comprar. Quantas maçãs levou cada um? Lembrando que 1 dúzia equivale a 12 unidades. Problema simples de ser resolvido, mas quero mostrar a você a ideia da multiplicação. Podemos resolver de duas maneiras, observe:
Resposta: O Sr. Paulo levou 18 maças e a Sra. Paula 36.
Situação Problema 2
Pedro é responsável pelo setor de compras de uma lanchonete. Mensalmente, ele compra 6 caixas de 12 embalagens de farinha de trigo. Ao todo, quantas embalagens de farinha Pedro compra por mês?
Resposta: Ao todo, Pedro compra 72 embalagens de farinha de trigo por mês.
Propriedades da Multiplicação
A multiplicação possui algumas propriedades que ajudam a realizar os cálculos com maior velocidade.
Divisão
Divisão é a operação inversa da multiplicação. Dividir é repartir algo em partes iguais. Observe o exemplo a seguir
Nas situações problema a seguir você aprenderá duas maneiras de resolver a divisão.
Situação problema 1
Suponha que você e sete amigos foram a um restaurante, a despesa foi 344 reais. Sabendo que todos darão a mesma quantia para pagar a conta, determine o valor que cada um pagará.
Situação problema 2
Uma escola recebeu uma caixa com certa quantidade de laranjas para a merenda das crianças. Essa quantidade foi repartida igualmente entre as 6 salas da escola, sendo que cada sala recebeu 35 laranjas, e ainda restaram 5 laranjas na caixa. Quantas laranjas havia inicialmente na caixa?
Veja como resolver esse problema utilizando a Relação Fundamental da Divisão.
Nesse caso o dividendo é o valor desconhecido, o divisor é igual a 6, o quociente é igual a 35 e o resto é igual a 5. Substituindo na RFD, teremos:
Dividendo = 6 x 35 + 5 = 210 + 5 = 215
Portanto, a Escola irá receber 215 laranjas.
Atividade 1
Os ingredientes de uma receita de bolo de polvilho são:
- 4 xícaras de polvilho doce
- 2 xícaras de açúcar
- 1 gema
- 250 g de manteiga
- 1 colher (café) de sal
- 1 colher (chá) de fermento
- Rendimento: 15 porções
Pergunta-se:
- Quantas porções rendem 3 receitas? E 5 receitas?
- Escreva os ingredientes necessários para fazer 3 receitas dessas?
Atividade 2
Qual é o dividendo numa divisão em que o divisor é 26, o quociente é 9 e o resto é 5 ?
Atividade 3
Você tem 4 números iguais escritos em 4 cartões. Se a soma deles for igual a 1068, qual é o número escrito em cada cartão? Determine o número que ao ser multiplicado por 4 resulta 1068.
Referencial Bibliográfico | Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 6o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. |
Componente Curricular | Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).