Olá, educando (a)!Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 01/09/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM POR AÍ? QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊS!
HOJE, IREMOS ESTUDAR E COMPREENDER OS CONCEITOS BÁSICOS DA DIVISÃO. A VIDEOAULA ESTÁ MUITO DIVERTIDA E INTERESSANTE.
ENTÃO, ESTÃO PREPARADOS?
PEGUE O SEU MATERIAL, TENHA BASTANTE ATENÇÃO E NÃO FIQUE DE FORA DESSA VIDEOAULA!
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR
ATIVIDADE 1
DIVISÃO NO DIA A DIA
PEGUE 40 TAMPINHAS E TENTE FORMAR 4 GRUPOS COM A MESMA QUANTIDADE DE TAMPINHAS.
CONVERSANDO SOBRE A EXPERIÊNCIA…
- VOCÊ CONSEGUIU?
- COM QUANTAS TAMPINHAS CADA GRUPO FICOU?
- AGORA, SEPARE AS 40 TAMPINHAS EM 5 GRUPOS COM A MESMA QUANTIDADE.
- QUANTAS TAMPINHAS HÁ EM CADA GRUPO?
- E SE FOSSE 7 GRUPOS?
- E SE FOSSE 8 GRUPOS?
ATIVIDADE 2
A TABELA SEGUINTE MOSTRA A QUANTIDADE DE MUDAS QUE ROBERTO PLANEJA PLANTAR E A QUANTIDADE DE CANTEIROS. COMPLETE-A, SABENDO QUE OS CANTEIROS DE CADA TIPO DE VEGETAL DEVEM TER A MESMA QUANTIDADE DE MUDAS.
ATIVIDADE 3
OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR A QUANTIDADE DE BRINQUEDOS E CAIXAS QUE CADA CRIANÇA TEM.
AGORA JUNTAMENTE COM UM FAMILIAR CADA UM VAI CRIAR PROBLEMAS ENVOLVENDO OPERAÇÕES DE DIVISÃO COM DADOS DO QUADRO, DEPOIS TROQUEM AS FOLHAS E ENTREGUE PARA O OUTRO RESOLVER.
RELEMBRANDO!
- APRENDEMOS O CONCEITO DE DIVISÃO
- ELA É REPRESENTADA PELO SÍMBOLO ( ÷ )
- OBSERVAMOS SITUAÇÕES EM QUE USAMOS A DIVISÃO
- APRENDEMOS VÁRIAS IDEIAS DE COMO RESOLVER ESSA OPERAÇÃO.
Habilidade: | (GO-EF03MA30-B) Calcular o resultado da divisão de números naturais, utilizando recursos pessoais ou convencionais e validar os resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais. |
Referência: | LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA 3| JOSÉ RUY GIOVANNI JR.| FTD|1ªEDIÇÃO|SÃO PAULO|2018|PÁGINA 147 |