Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA é destinada aos educandos da 4
ª Série
da Eaja.
ASSISTA À VÍDEOAULA COM A TEMÁTICA: TEXTOS INSTRUCIONAIS E MAPAS – MAPEANDO O ESPAÇO.
NA VÍDEOAULA ACIMA VIMOS QUE OS MAPAS SÃO A MAIS ANTIGA REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO. OS PRIMEIROS MAPAS ERAM FEITOS DE MADEIRA, ESCULPIDOS OU PINTADOS, OU DESENHADOS SOBRE A PELE DE ANIMAIS. E TINHAM COMO OBJETIVO CONHECER AS ÁREAS DOMINADAS E AS POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DE TERRAS, DEMARCAÇÃO DE TERRITÓRIOS DE CAÇA E REPRESENTAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO QUE ESSES POVOS TINHAM. O HOMEM DESDE O INÍCIO, SEMPRE REGISTROU O ESPAÇO ONDE VIVEU. REVISAMOS TAMBÉM OS TEXTOS INSTRUCIONAIS, EM ESPECIAL AS RECEITAS.
ATIVIDADE 1
VOCÊ CONHECEU UMA RECEITA DE UM DOS DOCES MAIS POPULARES DO BRASIL. O AÇÚCAR É O RESPONSÁVEL POR DEIXAR A RECEITA DOCE, MAS SABIA QUE É POSSÍVEL CONSUMIR DOCES QUE NÃO UTILIZAM O AÇÚCAR EM SUA COMPOSIÇÃO? PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO UMA RECEITA DE UM DOCE QUE NÃO UTILIZA AÇÚCAR.
ATIVIDADE 2
ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS OS ELEMENTOS QUE AUXILIAM A LEITURA E COMPREENSÃO DE UM MAPA.
ATIVIDADE 3
OS MAPAS DEVEM POSSUIR UM CONJUNTO DE ELEMENTOS QUE AUXILIAM EM SUA LEITURA E COMPREENSÃO. ESSES ELEMENTOS OU PARTES SÃO:
- TÍTULO – TEMA REPRESENTADO NO MAPA;
- ROSA DOS VENTOS – AS DIREÇÕES CARDEAIS EM UMA REPRESENTAÇÃO;
- ESCALA – A RELAÇÃO ENTRE O TAMANHO DA ÁREA REPRESENTADA NO MAPA E O TAMANHO DESSA ÁREA NA REALIDADE;
- LEGENDA – INFORMA O SIGNIFICADO DE CORES E SÍMBOLOS REPRESENTADOS;
- FONTE DE INFORMAÇÃO – APRESENTA A ORIGEM DAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS.
DEPOIS DE CONHECER QUAIS SÃO OS ELEMENTOS PRESENTES EM UM MAPA PARA AUXILIAR SUA LEITURA E COMPREENSÃO TENTE CONSTRUIR UM MAPA DO SEU BAIRRO.
RELEMBRANDO!!!
- APRECIOU UM TEXTO INSTRUCIONAL – RECEITA DE DOCE DE LEITE;
- COMPREENDEU A FUNÇÃO DOS MAPAS;
- IDENTIFICOU DIFERENTES TIPOS DE MAPAS E OS ELEMENTOS COMPOSICIONAIS PRESENTES NELES, CONHECENDO SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES;
Língua portuguesa: | (eajalp0319) planejar e redigir textos instrucionais. (eajalp0443) observar os elementos de coesão e de coerência, aspectos ortográficos e gramaticais na revisão dos textos. |
Geografia: | (eajage0417) compreender o processo de formulação dos principais produtos cartográficos como: mapas, imagens de satélite e outros. (eajage0419) identificar os diferentes tipos de mapas, seus elementos norteadores e as possibilidades de correlação com o lugar. |