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Geografia – Representações cartográficas: Mapas.

Olá, educando (a). Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 06/09/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos compreender como utilizar e ler as informações contidas nos mapas.

Temática – Geografia – Representações cartográficas: Mapas. Disponível em: <pixabay.com/photo>. Acesso em: 18 de Agosto de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Representações cartográficas: Mapas.

AGRUPAMENTO F | 6º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |GEOGRAFIA | PROF.: AILTON

Representações cartográficas: Mapas

Provavelmente você já deve ter utilizado algum mapa no seu cotidiano, seja para solicitar uma viagem por aplicativo (Uber e 99 Pop), acompanhar o trajeto do ônibus ou pedir comida para ser entregue em domicílio (UberEats, Ifood, dentre outros). 

Com a expansão da utilização dos serviços citados, os mapas passaram a ser mais manuseados por nós, deixando de ser apenas aquele acessório que os professores de Geografia penduram no quadro negro para explicar algum conteúdo ou item de decoração em pizzarias, pontos de táxis e moto- táxi.

Os mapas podem ser compreendidos como a representação da realidade em tamanho reduzido, apresentam diversas características sociais e naturais do espaço geográfico que está sendo representado.  Há alguns anos atrás, antes da popularização dos smartphones e da internet móvel, os mapas eram impressos e importantíssimos recursos gráficos para auxiliar na localização pelo globo.  

Atualmente os mapas não perderam a sua função ou importância mas, os recursos tecnológicos nos permitem criar mapas digitais e colaborativos. Um bom exemplo é o Google Maps, ferramenta produzida pela Google onde os usuários podem visualizar mapas e imagens de satélite, além de poder adicionar informações aos mapas como lojas, avaliação das lojas, foto dos locais assinalados no mapa e uma infinidade de interações. 

Ainda que a maioria dos mapas sejam digitais, não é incomum encontrar quem prefira o bom e velho mapa impresso. No entanto, ao pesquisar na internet você consegue diferenciar os mapas de uma imagem? Toda imagem é um mapa? Veja:

Figura I: Efetivo de bovinos do Estado de Goiás em 2012. Fonte: IMB – Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos.

A Figura I apresenta o mapa do efetivo de bovinos no Estado de Goiás em 2012. Os mapas são linguagens cartográficas e nos transmitem informações, alguns elementos são comuns as representações cartográficas, entre eles: Título, legenda, fonte, escala, orientação e coordenadas geográficas. Nesse sentido todo mapa pode ser uma imagem, mas nem sempre uma imagem pode ser um mapa justamente pela ausência dos elementos cartográficos. 

A legenda, essa caixinha branca dentro da Figura I do lado direito na parte inferior, nos auxilia na leitura do mapa. Observamos que as cores mais claras representam áreas onde havia menor concentração do rebanho de bovinos e as regiões com cores mais escuras são as áreas com maior efetivo de bovinos no Estado de Goiás. Sem o auxílio da legenda dificilmente conseguiríamos realizar a leitura desse mapa e por isso elas sempre devem ser consultadas para auxiliar na compreensão das informações presentes nas representações cartográficas.

Figura II: Brasil: Principais reservas minerais. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p. 52.

Os símbolos cartográficos são imagens que na legenda dos mapas representam alguma informação, alguns desses são mais comuns e de fácil identificação como as linhas em azul, que geralmente representam os rios ou um círculo com uma bolinha preta dentro para assinalar as capitais das unidades da federação. Na Figura II, podemos observar a utilização de figuras geométricas para representar as principais reservas de minério do Brasil, os triângulos em azul apontam reservas de alumínio e as cruzes em laranja as reservas de cobre.

Existem diferentes tipos de mapas, como a realidade é dinâmica e oferece inúmeras possibilidades de análise, podemos elaborar mapas físicos que representam o relevo, a hidrografia, o clima, dentre outros fatores. Assim como os mapas podem ser políticos, econômicos e sociais existindo uma infinidade de dados a serem explorados em cada representação como população total, pessoas empregadas, jovens com idade entre 14 e 18 anos, votantes, abstenção nas últimas eleições ou todas essas informações em um único mapa. 

Os mapas políticos são utilizados para  representar a divisão administrativa dos continentes, países, estados ou cidades. Na  Figura II é possível observar a divisão administrativa do Brasil em 27 unidades da federação, sendo 26 Estados mais o Distrito Federal.

Atividade

Responda as questões abaixo e registre as respostas em seu caderno. Se possível, compartilhe com os colegas e professores. 

Questão 1 –  Quais são os elementos que formam os mapas? 

Questão 2 –  Para que servem as legendas dos mapas?

Questão 3 – Observe o mapa e escreva quais são as informações presentes nessa representação cartográfica, em sua opinião esse mapa é político, físico ou apresenta diversas características sociais e econômicas? 

Figura III: Regiões de planejamento do Estado de Goiás. Fonte: IMB – Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Link: https://www.imb.go.gov.br/files/docs/mapas/base-fisica-e-politica/regioes_de_planejamento_do_estado_de_goias.jpg.

Questão 4 – Procure mapas em livros, revistas, jornais ou impresso em outros lugares  e tente ler as informações presentes nessa representação cartográfica. Escreva em seu caderno a sua análise.

Se for possível, você também pode buscar mapas na internet e até mesmo interagir com Google Maps. Clique no link: https://www.google.com/maps/search/Goi%C3%A1s/@-15.5440523,-49.9052513,1207822m/data=!3m1!1e3?hl=pt-BR


Habilidade estruturante: (EF06GE08-A) Compreender a importância da leitura de diferentes tipos de mapas, para a sua melhor localização espacial.
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
FARIAS, P. S. C.  A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 02 de agosto de 2021.
IBGE. Cidades. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/historico>. Acesso em: 22 de abril de 2021.
IMB – Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Atlas do Estado de Goiás – 2014. Disponível em:<http://dados.sieg.go.gov.br/Sieg/rgg/atlas/index.html>. Acesso em: 02 de agosto de 2021.