Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 6ª Série
da Eja.
Você já sabe que a célula corresponde à unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos. Desta forma, vamos dialogar na aula de hoje acerca da classificação dos seres vivos como unicelulares e pluricelulares, eucariontes e procariontes, bem como apreender as suas diferenças básicas.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA CÉLULA: CLASSIFICANDO OS ORGANISMOS
Na videoaula de hoje aprendemos que as células presentes nos seres vivos são classificadas em eucariontes e procariontes.
Entendemos que as células procarióticas são primitivas e simples, no qual o material genético encontra-se disperso no citoplasma e não encontramos organelas membranosas, tais como a mitocôndria, o cloroplasto e o retículo endoplasmático. Esse é o caso das bactérias. Já as células eucariontes possuem o material genético alojado no núcleo, sendo que a membrana que envolve e protege o núcleo da célula é a carioteca, bem como organelas membranosas, o que a faz mais complexa que as células procarióticas. Como exemplo tem-se plantas e animais.
Compreendemos que organismos unicelulares são constituídos de apenas uma célula, como é o caso das bactérias. Já os organismos pluricelulares apresentam uma grande quantidade de células, como exemplo temos os fungos, plantas e animais.
ATIVIDADE 1
As células constituem as menores unidades vivas de um organismo. Elas podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas levando em consideração que possuem ou não:
- Parece celular
- Organelas celulares
- Citoplasma
- Carioteca
ATIVIDADE 2
Reproduza o quadro abaixo no seu caderno, completando com as diferenças entre as células procarióticas e eucarióticas:
ATIVIDADE 3
Leia o texto “Cientistas podem ter encontrado células complexas de 2 bilhões de anos” da Revista Super Interessante, disponibilizado no link abaixo:
Mediante a leitura do texto conseguimos observar que a ciência está em constante processo de apreensão de novos e oportunos fatos para compreender os fenômenos naturais, sendo assim, seu conhecimento não é uma verdade absoluta e imutável, mas encontra-se em constante ressignificação. Nesse sentido, que tal produzir um texto em verso e com rima, para oportunizar a outros sujeitos sociais a discussão e reflexão que o texto da Revista Super Interessante e a nossa aula de hoje apresentaram? Vamos nessa!?!
LEMBRE-SE! Verso é cada uma das linhas que formam uma estrofe de um poema. Rimas são palavras que combinam entre si, onde, geralmente, em suas terminações possuem repetições de sons vocais e/ou consonantais.
Referencial Bibliográfico | GUIZZO, J. O corpo humano: série atlas visuais. São Paulo: Ática, 1997. MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0511) Classificar os seres vivos como unicelulares e pluricelulares e compreender as diferenças básicas. (EAJACI0512) Classificar os seres vivos como eucariontes e procariontes e compreender as diferenças básicas. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0532) Elaborar textos em versos, utilizando rima e ritmo. |