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Educação Física – JOGOS DE SALÃO: ESTRATÉGIA E SORTE

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  5ª Série da Eja.

Nesta aula de hoje iremos refletir e vivenciar jogos de salão, um importante conteúdo da Educação Física, que favorece o entendimento da sociedade na qual estamos inseridos e possibilita o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. Além disso, vamos dialogar sobre as possibilidades de inclusão destes jogos, para que as pessoas com deficiências sensoriais, que se caracterizam pelo não-funcionamento (total ou parcial) de algum dos cinco sentidos, interajam com seus pares em igualdade de condições.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA JOGOS DE SALÃO: ESTRATÉGIA E SORTE

5ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 7 – JOGOS DE SALÃO: ESTRATÉGIA E SORTE

Na videoaula acima, compreendemos que os jogos possibilitam reflexões dos valores e características da sociedade e desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico. Entendemos que a nossa cultura corporal é composta por uma diversidade de jogos e com características múltiplas, como a cooperação, competição, estratégia e sorte.

ATIVIDADE 1

Vivencie os dois jogos de salão ensinados pelo Professor Luciano na videoaula, sendo que um exigirá estratégia e raciocínio lógico, e o outro vai depender mais da sorte. Chame seus familiares para jogarem com você e divirta-se!

ATIVIDADE 2

Uma das características dos seres vivos é a capacidade de reagir a estímulos. Nós, seres humanos, pertencemos a uma das espécies que são capazes de captar, interpretar e reagir a esses estímulos através do sistema nervoso. Para que isso ocorra, nosso corpo possui células especializadas chamadas células sensitivas, que formam os receptores sensoriais. Em algumas regiões do corpo, há vários desses receptores sensoriais, formando os órgãos do sentido, que são:

Fonte: Blambasa. Einstein (adaptado). Pixabay. Disponível em https://pixabay.com/pt/illustrations/einstein-albert-einstein-g%c3%aanio-3913496/.

Algumas pessoas, por diferentes circunstâncias, podem apresentar impedimentos sensoriais, tal como deficiência auditiva/surdez, baixa visão e cegueira. Nesse sentido, é importante que pensemos enquanto sociedade como podem ser feitas (e cobradas) adaptações e formas de inclusão para que pessoas com deficiência possam participar plenamente e em igualdade de condições com as demais pessoas. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei nº 13.146/2015, é uma conquista referente a essas demandas e precisa ser cumprida.

Agora é com você! Siga as orientações abaixo:

  • Você irá vendar seus olhos e vivenciar os jogos propostos pelo Professor Luciano.
  • Após a vivência, escreva em seu caderno, se foi possível jogar e quais foram as principais dificuldades.
  • A convenção de Nova York (2006),  dispõe em seu artigo 1º que: “Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.” Baseado neste artigo e na sua vivência com os jogos de salão com os olhos vedados, pense em quais modificações você pode realizar nestes jogos, para que as dificuldades que você identificou sejam superadas e que estas práticas corporais fiquem com acesso amplo a todos, ou seja, para aqueles com e sem deficiência visual.

Referencial BibliográficoBRASIL. Presidência da República. Decreto N° 6.949, de 25 de agosto de 2009 – Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo facultativo, assinado em Nova York, em 30 de março de 2007.
BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0401) Vivenciar e valorizar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas.
(EAJAEF0509) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de
modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente nos jogos, propondo
compreensão e superação dos mesmos.
Ciências da Natureza(EAJACI0518) Definir as funções dos órgãos dos sentidos, sua interação com o ambiente e relacionar as patologias