You are currently viewing MATEMÁTICA E HISTÓRIA – GRANDEZAS E MEDIDAS: FALANDO SOBRE O TEMPO.

MATEMÁTICA E HISTÓRIA – GRANDEZAS E MEDIDAS: FALANDO SOBRE O TEMPO.

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE FOI VEICULADA NA TV NO DIA 30/08/2021 SEGUNDA-FEIRA. AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO QUE UTILIZAMOS NO NOSSO DIA A DIA. VAMOS LÁ!

Cronômetro, Relógio, Grande Quantidade

ASSISTA O VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: GRANDEZAS E MEDIDAS

UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO

Relógio, Tempo, Assistir, Cronógrafo

FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2016/03/07/14/11/clock-1242244__340.jpg 

AS MEDIDAS DE TEMPO SÃO AS UNIDADES DE MEDIDA USADAS PARA MARCAR O TEMPO NO GERAL. ESSAS MEDIDAS SÃO FORMADAS POR PADRÕES QUE PODEM SER ENCONTRADOS FACILMENTE NO COTIDIANO. 

QUANDO USAMOS O RELÓGIO PARA MARCAR O TEMPO NECESSÁRIO PARA CHEGARMOS A UM COMPROMISSO, PARA NOS ARRUMARMOS, OU PARA CUMPRIR DETERMINADA TAREFA E ORGANIZAR O NOSSO DIA, PRECISAMOS CRONOMETRAR NOSSO TEMPO.

ANTIGAMENTE, OS POVOS USAVAM O SOL E OUTROS ASTROS PARA POR EXEMPLO DIFERENCIAR DIA E NOITE E PERCEBER INÍCIO E FINAL DO MESMO.

CONVERSÃO DAS UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO ESSENCIAIS

BASICAMENTE MEDIMOS O TEMPO EM SEGUNDOS, MINUTOS E HORAS:

1 HORA = 60 MINUTOS

1MINUTO= 60 SEGUNDOS

A TABELA SEGUINTE MOSTRA ALGUMAS CORRESPONDÊNCIAS DE UNIDADES DE TEMPO MAIORES:

FONTE: https://static.todamateria.com.br/upload/ta/be/tabelatempo.jpg

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1

PAULO E SUA FAMÍLIA ASSISTIRAM UM FILME QUE DUROU 2H 20MIN. QUANTOS MINUTOS ELES FICARAM EM FRENTE À TV ASSISTINDO ESSE FILME?

ATIVIDADE 2

Medidas de tempo – calendário | Sala de Aula – Profª Rérida | Atividades de  subtração, Atividades alfabetização e letramento, Medidas de tempo

ATIVIDADE 3

De olho no tempo - Planos de aula - 5º ano


FONTE:https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS4GEXRpE0jIyg1VutABB3hHhOj4KcB957B0w&usqp=CAU 

VÍDEO COM A CORREÇÃO DAS ATIVIDADES

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0129) Reconhecer unidades distintas de medida de tempo e  instrumentos diversos de medida e marcação temporal. (EAJAMA0130) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o  ano, e indicar o dia da semana de uma data. 
(EAJAMA0131) Medir a duração de um intervalo de tempo e registrar o horário  do início e do fim do intervalo de tempo.
(EAJAMA0132) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como  dias da semana e meses do ano, identificando tempo a transcorrer e transcorrido,  tempo presente, passado e futuro, em contextos diversos
(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por  meio de suas histórias de vida e de sua família.