OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS EDUCANDOS DA 3ª SÉRIE DA EAJA.
NA AULA DE HOJE VOCÊ APRENDERÁ SOBRE A ESCRITA DE NÚMEROS NATURAIS POR COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO EM ADIÇÕES E MULTIPLICAÇÕES .
ASSISTA À VIDEOAULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS SOBRE A TEMÁTICA DE HOJE.
NESTE VÍDEO, A PROFESSORA ALDA MARTINS FEZ UMA PEQUENA REVISÃO DE PROPRIEDADES IMPORTANTES DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E DEMONSTTROU QUE TODO NÚMERO NATURAL PODE SER ESCRITO, POR COMPOSIÇÃO OU DECOMPOSIÇÃO, EM ADIÇÕES E MULTIPLICAÇÕES POR 1, 10, 100 E 1000.
REVISANDO CONCEITOS…
NÚMEROS NATURAIS SÃO OS NÚMEROS INTEIROS E POSITIVOS, OU SEJA, NÚMEROS A PARTIR DO ZERO E EM SEQUÊNCIA. NORMALMENTE REPRESENTADOS PELA LETRA N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, …}
VALOR POSICIONAL DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. QUER DIZER QUE O VALOR DO ALGARISMO DEPENDE DA POSIÇÃO QUE ELE OCUPA NA FORMAÇÃO DO NÚMERO.
VEJA COMO VOCÊ PODE ESCREVER O NÚMERO 50.
COM ADIÇÃO: 50 = 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = 50 + 0
COM MULTIPLICAÇÃO: 50 = 5 X 10 = 10 X 5 = 50 X 1
E ASSIM QUALQUER OUTRO NÚMERO NATURAL PODE SER ESCRITO COM ADIÇÕES E MULTIPLICAÇÕES.
ESSE APRENDIZADO FACILITA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA NO NOSSO COTIDIANO E POSSIBILITA CÁLCULOS MENTAIS CADA VEZ MAIS RÁPIDOS. SABENDO CAMINHOS DIFERENTE PODEMOS APLICAR O MAIS ADEQUADO EM CADA SITUAÇÃO E CHEGAR MAIS RÁPIDO AO RESULTADO.
SAIBA MAIS….
VOCÊ SABIA QUE COM A PANDEMIA DA COVID-19 AS PESSOAS PASSARAM A BUSCAR COMO COMPANHIA ANIMAIS COMO GATOS E CACHORROS? E AINDA, QUE DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL ESSES ANIMAIZINHOS PASSARAM A FICAR MAIS EM CASA, UMA VEZ QUE SEUS RESPONSÁVEIS NÃO PODIAM SAIR PARA OS PASSEIOS DIÁRIOS? POIS É! O FATO DOS PETS NÃO SE LOCOMOVEREM COMO DEVERIAM, ACARRETOU PROBLEMAS DE SAÚDE E O AUMENTO DO CONSUMO DE RAÇÕES PREMIUM.
O AUMENTO NO INTERESSE POR PEQUENOS ANIMAIS COMO GATOS E CÃES TEM CRESCIDO BASTANTE, ASSIM COMO OS GRUPOS QUE BUSCAM DEFENDÊ-LOS DE MAUS TRATOS.
A PALAVRA PET VEM DO INGLÊS E SIGNIFICA “ANIMAL DE ESTIMAÇÃO”.
ATIVIDADE 1
AO FINAL DA VIDEOAULA, A PROFESSORA ALDA MARTINS MARTINS DEIXOU UMA ATIVIDADE PARA VOCÊ REALIZAR. VOCÊ REALIZOU A ATIVIDADE? CONFIRA AQUI SE VOCÊ ACERTOU.
1 – MARISA CUIDA DE PEQUENOS ANIMAIS ABANDONADOS E TEM UM GASTO DIÁRIO DE 50 KG DE RAÇÃO PARA CACHORROS E 40KG PARA GATOS. QUANTOS QUILOS MARISA PRECISARÁ PARA MANTER ALIMENTADOS OS ANIMAIS DO ABRIGO DURANTE 10 DIAS?
EXPLICAÇÃO
- 50 = 5 X 10
- RAÇÃO CÃES = (5 X 10) X 10(DIAS) = 5 X 100 = 500
- 40 = 4 X 10
- RAÇÃO GATOS = (4 X 10) X 10(DIAS) = 4 X 100 = 400
- TOTAL DE RAÇÃO = 500 + 400 = 900 KG DE RAÇÃO.
CHEGAMOS AO FIM DE MAIS UMA AULA! FIQUE BEM, SE CUIDE E ATÉ A PRÓXIMA!
REFERÊNCIA | https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/arith-review-multiply-divide/arith-review-mult-10s-100s-1000s/v/multiplying-and-dividing-by-10-100-1000 https://www.youtube.com/watch?v=z_5hLL8BIBE |
COMPONENTES CURRICULARES | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EAJAMA0304) RECONHECER, POR DECOMPOSIÇÃO E COMPOSIÇÃO, QUE TODO NÚMERO NATURAL PODE SER ESCRITO POR MEIO DE ADIÇÕES E MULTIPLICAÇÕES POR 1, 10, 100 E 1000. |
CIÊNCIAS DA NATUREZA | (EAJACI0315) IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS, RELACIONANDO-AS AO SEU MODO DE VIDA, HÁBITO ALIMENTAR E LOCOMOÇÃO. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).