Olá, queridos alunos! Tudo bem? Espero que todos estejam aproveitando bastante as nossas aulas, aprendendo coisas interessantes.
Atividade 1
Leia o texto explicativo seguinte com atenção!
Compreender o significado das palavras é indispensável para entender o funcionamento da língua portuguesa.
A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Observe os exemplos:
1- O compositor escreveu a letra da canção para seu filho.
(texto que acompanha uma música)
2- A letra “H” é a oitava em nosso alfabeto.
(sinal gráfico do alfabeto)
3- Sua letra é muito bonita!
(forma da letra escrita)
Outros exemplos de polissemia:
1- A mãe vela pelo sono do filho doente. (vigia o sono)
2- O barco à vela foi movido pelo vento. (pano resistente preso ao mastro de um barco)
3- Quando acabou a luz, a menina acendeu uma vela. (peça de cera com um pavio no centro que serve para dar luz)
Atividade 2
AGORA REALIZE AS QUESTÕES
– Os pares de frases trazem exemplos de polissemias. Explique o sentido das expressões em destaque em cada um deles:
a) Naquela parede havia duas mãos de tinta.
b) Os cidadãos não podem abrir mão de seus direitos.
c) Aquela menina é uma graça.
d) A entrada era de graça.
e) O número 13 é associado à falta de sorte.
f) O palhaço apresentou um número engraçadíssimo.
Proponentes | Nandes Evangelista |
Instituição Educaçional | Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni |
CRE | Jarbas Jayme |
EAJA | Segundo segmento |
Turma | 5ª seire |
Componente curricular | Lingua Portuguesa |
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0470) Procurar palavras no dicionário e analisar a polissemia (EAJALP0518) Demonstrar compreensão global do texto lido (EAJALP0520) Compreender o sentido das palavras nos textos |