Olá! Seja bem-vindo (a)! Você sabia que a Matemática tem tudo a ver com símbolos? Não acredita?! Pois, estudando o que está preparado nesta aula, você ficará surpreso com o que vai conhecer…
Vamos lá, então?
Observação: Convide alguém de sua casa para assistir ao vídeo e estudar também, mas faça as tarefas por você mesmo, respondendo em seu caderno.
ATIVIDADE 01
Observe a ilustração a seguir:

Esta ilustração é conhecida como “ícone da vacina”. Leia as frases abaixo e escreva em seu caderno apenas as que são corretas em relação ao que você vê:
- Na ilustração, aparece um frasco e uma seringa desenhados.
- Na ilustração, aparece um médico desenhado.
- Com essa ilustração, entendemos a ideia da vacina.
ATIVIDADE 02
Observe que em vídeos, na internet, além das imagens, aparecem alguns símbolos e números, na parte do enquadramento, em baixo. Por exemplo:
Figura 2 –Símbolo do Alto-falante

O que significa? Pense sobre isso e escreva. Depois, converse com uma pessoa de sua casa.
ATIVIDADE 03
Na parte de baixo de um certo vídeo, do lado esquerdo, aparece uma sequência de números escritos assim:
00:00/00:43
O que essa sequência de números significa? Escreva em seu caderno a única frase com o significado correto
A) Indicação da temperatura do lugar onde você se encontra.
B) Comprimento da tela do computador em que o vídeo se passa.
C) Tempo de duração do vídeo.
Proponentes – Professores: | Júlio Adriano Rosa Résio |
Instituição Educacional: | Escola Municipal: César da Cunha Bastos |
CRE: | Jarbas Jayme |
EAJA –Série: | 2ª Série |
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. (EAJAMA0201) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna (por extenso). |
Temática | SÍMBOLOS |