Vamos dar sequência aos nossos estudos sobre o Estado de Goiás?!
Preparei mais uma aula especialmente para você!
Você já ouviu falar de agrobusiness? É um termo inglês que significa agronegócio. Mas que negócio é esse??
O agronegócio, que atualmente recebe o nome de agrobusiness (agronegócios em inglês), corresponde à junção de diversas atividades produtivas que estão diretamente ligadas à produção e sub produção de produtos derivados da agricultura e pecuária. As feiras de hortifrutigranjeiros, donde são comercializados diversos tipos de alimentos, também fazem parte do Agronegócio.
Agronegócio em Goiás
O agronegócio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária.
A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
Com a política de modernização do setor agropecuário, observaram-se, em Goiás, mudanças significativas em sua estrutura econômica. O processo de modernização trouxe um conjunto de medidas que favoreceram o agronegócio goiano, como a expansão e incorporação de novas áreas, técnicas mais avançadas e o aporte de investimentos.
Também houve o estreitamento das relações entre o setor agrícola e o setor urbano industrial, assim como o aumento de suas exportações.
O resultado dinâmico do agronegócio, que proporciona a Goiás competitividade no cenário nacional é, entre outros fatores, o desenvolvimento de novas tecnologias pela Embrapa e o financiamento rural. Isso possibilitou alavancar o setor em Goiás.
A modernização da agricultura via expansão do agronegócio causou e ainda continua causando inúmeros efeitos negativos para o meio ambiente. Tais como: Desmatamento: é a primeira consequência da atividade agropecuária no Brasil. Em virtude desse crescente desmatamento, o Cerrado e a Mata Atlântica já foram introduzidos na lista mundial de biomas com grande diversidade que estão ameaçados de extinção.
Perda da biodiversidade: Com o desmatamento, muitas espécies da fauna e da flora entram em extinção, pois não conseguem garantir a sua sobrevivência nas pequenas reservas que restam de seu ecossistema.
Degradação do solo: as técnicas de cultivo inadequadas, o uso intensivo de máquinas e a não rotatividade das culturas produzidas no solo podem ocasionar o esgotamento dos
nutrientes, compactação, erosão e aceleração da desertificação.
Contaminação do solo, ar e água: O uso indiscriminado de agrotóxicos, fertilizantes e antibióticos tem causado a contaminação do ar, do solo e da água no meio rural brasileiro. O agrotóxico, ao ser lançado nas plantações ou no pasto, pode espalhar-se pelo ar, infiltrar-se no solo, atingir o lençol freático ou ser levado pela água da chuva para os mananciais.
Registre as atividades no seu caderno.
1) Explique o que é agronegócio.
2) De acordo com o texto, quais foram as medidas que favoreceram o agronegócio em Goiás?
3) Quais são os principais efeitos negativos para o meio ambiente causados pelo agronegócio?
4) Em sua opinião, o agronegócio apresenta apenas aspectos negativos? Justifique sua resposta.
SAIBA MAIS
Para ampliar seus conhecimentos, assista ao vídeo indicado abaixo:
AR – Agronegócio: a força que move Goiás – 22-07-
2018
Ufa!!!
Viu só, quanta informação?!
ATÉ A PRÓXIMA!!
Proponentes – Professores | MARIA DA GLÓRIA SILVA MÁRMORE |
Instituição Educacional | EM LAURÍCIO PEDRO RASMUSSEM |
CRE | CENTRAL |