You are currently viewing Matemática – A função é aprender!

Matemática – A função é aprender!

Noções de Função

OI, BOM DIA! ESPERO QUE ESTEJA SE CUIDANDO!! VAMOS CONTINUAR CONHECENDO A APLICAÇÃO DO PLANO CARTESIANO EM NOSSO COTIDIANO E RELACIONANDO ELA COM O ESPAÇO QUE VIVEMOS.

ATIVIDADE 1

Leia, atentamente, as seguintes situações:

1ª SITUAÇÃO:

     Um estacionamento cobra a primeira hora, o valor de 7 reais e as demais horas excedentes R$ 2,00. Logo, o valor a ser pago, ao final, depende do número de horas em que o carro ficará estacionado


           EXPLICAÇÃO:

           Atribuímos valores a x , conforme o número de horas que o cliente ficou no estacionamento e substituímos cada valor  de x na função, por exemplo para x = 3 , que no caso representa 3 horas , temos  7 somado com 3(número de horas)  multiplicado por 2( valor de cada hora ) . Totalizando 7 + 3 . 2 = 13 reais, valor que o cliente deve pagar. E assim fazemos com cada valor de x.

                   Observe que, a cada valor atribuído a letra x, obteremos um único valor para letra y. Exemplo:

  • Para x = 9, temos:

y = 7  + 2x

y = 7 = 2. 0

y = 7 + 0

y = 7

                Isso significa que, se o proprietário do carro não passar de 1 hora, pagará R$ 7,00

                  Dizemos que a grandeza y é função da grandeza x, se há entre elas uma correspondência. Vale dizer que: para cada valor de x, existe um único valor de y.

                    Também podemos dizer que y é uma função de x por y = f(x).  Então, a função y = 7 + 2x pode ser representada por f(x) = 7 + 2x

                                  RECAPITULANDO…

                 Vamos indicar por x o número de horas excedentes e por y o preço total a ser pago. Podemos, então, montar uma sentença com essas duas grandezas: y = 7 + 2x -> lei de formação

• para x = 1, temos:

                      y = 7 + 2.1

                      y = 7 +  2 

                      y=  9 

 Se o motorista ficar 1 hora excedente, pagará R$ 9,00.

• para x = 2, temos:

                      y = 7 + 2.2 

                      y = 7 +  4 

                      y= 11

Se o motorista ficar 2 horas excedentes, pagará R$ 11,00.

Com isso, poderemos dizer que o preço (y) a pagar é obtido em função do número de horas extras (x) que o carro permanecer no estacionamento.

2ª SITUAÇÃO:

         Em um parque de diversões, a entrada custa R$ 50,00 e cada brinquedo R$ 4,00. Leia o quadro e observe a relação entre a quantidade de brinquedos e o valor gasto:

fonte

EXPLICAÇÃO:

Ao entrar no parque de diversões a pessoa paga R$ 50,00, e a cada brinquedo que usa paga R$ 4,00, logo se utiliza por exemplo 3 brinquedos, pagará 50(reais) + 4 (preço de cada brinquedo) multiplicado por 3 (quantidade de brinquedos usados).

fonte

Agora, a partir da leitura atenta dessas informações, observe:

  1. Se uma criança brincar em 7 atrações, quanto gastará ao todo? Nesse caso, substituímos x por 7.

               f(7)  = 50 + 4.7

               f(7)  = 50 + 28

               Logo, esta criança irá gastar R$  78

  • Se uma pessoa gastar com a entrada e os brinquedos R$ 90,00.

Em quantos brinquedos ela poderá andar?

Nesse caso, substituímos

             f(x) por 90: f(x) = 90 —> 50 + 4x = 90

                                                        4x = 90 – 50

                                                        4x = 40

                                                          x = 40 / 4

                                                          x= 10

Essa pessoa poderá andar em 10 brinquedos.

            REPRESENTAÇÃO DA FUNÇÃO ATRAVÉS DE DIAGRAMAS

Exemplo:

            São funções de A em B, as relações representadas nos seguintes diagramas:

fonte

Observe que:

                        ­­à Em A, não sobra elemento, em B pode sobrar.

  • Em A, de cada elemento parte uma única flecha;
  • Em B, um elemento pode receber mais de uma flecha.

       Não são funções de A em B, as relações representadas a seguir porque, na :

       1ª RELAÇÃO: O elemento de A está ligado a dois elementos de B.

NOTAÇÃO DE FUNÇÃO

Considere a função f definida de IR em IR, tal que y = 2x – 1:

Para x = 2, teremos (y = 2x – 1)      y = 2.2 -1  = 3

Para x = 3, teremos (y = 2x – 1)      y = 2.3 – 1 = 5

Para x = 4, teremos (y = 2x – 1)      y = 2.4 – 1 = 7


Dizemos que:

• 3 é a imagem de 2 pela função f. —> f(2) = 3

• 5 é a imagem de 3 pela função f. —> f(3) = 5

• 7 é a imagem de 4 pela função f. —> f(4) = 7

ATIVIDADE 2

Agora é com você. Observe o exemplo na letra “a” e faça a letra “b” das questões 1, 2 e 3.

Questão 1– Dada a função definida por f(x) = x + 2, calcule:

a) f (0)                                                                                               

Solução: Substituindo x por  0                                                     

f(0) = 0+2                                                                                           

f(0)= 0 + 2

f (0)= 2

b) f(-2)

Substituindo x por -2

f (-2) = (-2) + 2

f (-2) = ________

f (-2) = ________

Questão 2– Dada a função definida por f(x) = x2  – 3, calcule:

a) f (0)                                                                                               

Solução: Substituindo x por  0                                                     

f(0) = 0 – 3                                                                                           

f(0)= 0  – 3

f (0)= – 3

b) f(-2)

Substituindo x por -2

f(-2) = (-2)2 – 3

f(-2) = ________

f(-2) = ________

Questão 3– Dada a função definida por f(x) = 2x – 3, calcule:

  1. f(x) = 3

Solução: Igualando a função a 3

               2x – 3 -3

               2x = 3 + 3

               2x = 6

                 x = 6/2

                 x = 3

b) f(x)=7      Chegamos ao final de mais uma aula sobre funções, aconselho que se você chegou ao final dessa aula e aparentemente não teve dúvida e conseguiu fazer as atividades, releia para ver se realmente entendeu, qualquer dúvida, o professor de Matemática é a quem você vai recorrer. Obrigado e até a próxima.


Proponentes – ProfessoresRubens Rodrigues Mendonça  
Instituição EducacionalEscola Municipal Professora Marília Carneiro Azevedo Dias  
CRECENTRAL