You are currently viewing Matemática – Uso dos números racionais no cotidiano.

Matemática – Uso dos números racionais no cotidiano.

Olá estudante! Vamos entender um pouco mais sobre os números?! Vamos em frente!

Atividade 1

Os números decimais são caracterizados por ter uma parte inteira e uma parte decimal separadas por uma vírgula. De modo geral, dizemos que números decimais não são inteiros, pois eles representam quantidades “quebradas”, ou seja, partes fracionadas de algo inteiro. Além disso, todo número decimal finito e dizima periódica possuem representações fracionárias.

Os números decimais têm como principal característica a presença da vírgula. Assim como os números inteiros, os decimais também utilizam o sistema de numeração decimal, ou seja, podemos diferenciar os números pela posição em que os algarismos se encontram.

Os números decimais aparecem com frequência em nosso cotidiano, como ao realizar compras em um supermercado ou abastecer um carro. Assim, é importante entender como funciona o sistema de posição e, consequentemente, a nomenclatura desses números.

1) Responda no seu caderno:

Se você for ao supermercado e comprar arroz, frango e café. Quanto você pagará pelas compras?

Proponentes – Professores:Washington Mateus OliveiraSilvia Rodrigues Rosa
Instituição Educacional:Escola Municipal João Vieira da Paixão
CRE: Jarbas Jayme

EAJA –Série: 5ª Série
Componente Curricular:Matemática
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoEAJAMA0501) Ler, escrever, comparar, compor, aproximar, decompor e ordenar números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.
(EAJAMA0503) Identificar as principais características do sistema de numeração decimal (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.