You are currently viewing Ciências da Natureza – Processos de separação de misturas

Ciências da Natureza – Processos de separação de misturas

Olá educando! Hoje você irá aprender sobre separação de misturas.

Atividade 1

Separação de misturas é o processo utilizado para separar duas ou mais substâncias diferentes. Lembre-se que mistura é a combinação de duas ou mais substâncias, e ela pode ser homogênea ou heterogênea.

A necessidade de separar essas substâncias surge por diversos motivos. São exemplos, a separação da água para obter sal, a separação de poluentes no tratamento da água e a própria separação de lixo.

Agora realize a leitura com atenção!

O processo de separação pode ocorrer de várias formas e o método a ser utilizado depende dos seguintes aspectos:

• Tipo de mistura: homogênea ou heterogênea;
  • Natureza dos elementos químicos que formam as misturas;
  • Densidade, temperatura e solubilidade dos elementos.

Temos exemplos de métodos de separação de misturas: catação, ventilação, levigação e peneiração.

• Catação -Método manual de separação, como quando escolhemos os feijões para cozinhar.
  • Ventilação– Arraste por corrente de ar de um dos componentes da mistura que seja bem leve. Exemplos: separação das cascas de grãos de café, cereais e amendoim torrado.
  • Levigação-Arraste de sólidos de baixa densidade por meio de correntes de água, permanecendo no recipiente os sólidos de densidade maior. Isso é feito pelos garimpeiros para separar a areia (menos densa) do ouro (mais denso).
  • Peneiração ou tamisação– É usada para separar sólidos de diferentes tamanhos, geralmente passando por uma peneira, sendo que os sólidos menores passam por sua malha, sendo separados dos maiores. É muito usada em construções para separar a areia do cascalho e na cozinha quando se quer separar impurezas na farinha de trigo.

Atividade 1 – Agora pesquise e registre outros exemplos de Catação e Ventilação

Atividade 2

Atividade 2 – (UNIFICADO-RJ) Após uma aula, um professor lava as mãos com água e sabão, separando, com isto, todo o giz de suas mãos. Tal processo de separação dos componentes da mistura é denominado: (Dado: Giz é basicamente formado por CaSO4):

a) dissolução.

b) decantação.

c) flotação.

d) destilação.

Proponentes – Professores:Kênio Gomes AmaralSilvia Rodrigues Rosa
Instituição Educacional:Escola Municipal João Vieira da Paixão
CRE: Jarbas Jayme

EAJA –Série: 5ª Série
Componente Curricular:Ciências
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJACI0504) Identificar nas tarefas do cotidiano os diferentes processos de separação de misturas.