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Matemática – Metro

Olá! Hoje você vai aprender sobre as medidas de comprimento. Além disso, descobrirá onde eles se encontram e onde utilizá-los no nosso dia a dia.


Leia as atividades e se concentre.

Atividade 1

METRO

A palavra metro tem origem no grego métron, que significa “o que mede”.

O sistema métrico surgiu por volta do ano de 1790. Antes disso, cada povo usava um sistema de unidades diferentes, o que, naturalmente, causava a maior confusão. Por exemplo: o mesmo comprimento era medido em um lugar usando-se jardas e em outro com o uso de palmos.

O resultado disso tornava praticamente impossível a comunicação entre os povos.

Disponível em: 

https://www.colegioweb.com.br/historia-da-matematica/metro.html


Atividade 2 

O metro foi criado na França por dois astrônomos, Jean-Baptiste-Joseph Delambre e Pierre-François-André Méchain, que tentaram definir uma medida equivalente a um décimo de milionésimo da distância entre o Pólo Norte e a linha do Equador. Os dois partiram de Paris em 1792 em sentidos diferentes, um para o sul e outro para o norte, com o objetivo de medir a porção do meridiano que ia de Dunquerque a Barcelona (Espanha) e, dessa forma, projetar a distância correta. A missão serviu para padronizar os sistemas de medidas que variavam entre as nações e até dentro dos países – a França da época chegou a empregar 250 mil unidades de pesos e medidas.

O desenvolvimento da ciência pediu uma nova definição para o metro. Hoje, ele se refere ao comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo em um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo. Já levantamentos atuais por satélite mostram que Delambre e Méchain erraram por pouco: a distância entre o Pólo e o Equador é de 10.002.290 metros, e não 10 milhões. Ou seja, o metro calculado por eles é cerca de 0,2 milímetro mais curto.

Fonte: “A Medida de Todas as Coisas”, de Ken Alder, Editora Record; site do Observatório Nacional (www.on.br)

Disponível em: 

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT705278-1716-9,00.html


Atividade 3 

Considerando as discussões anteriores, conheça as Medidas de Comprimento. Acesse o vídeo disponível em: 

“Vídeo Aula de Matemática – Medidas de Comprimento” – Canal: Profa Dani Pedroza – Link: https://www.youtube.com/watch?v=H_qYBZKX5C4

Agora é com você, em seu caderno faça uma lista de todos os objetos e instrumentos que podem ser utilizados para verificar as Medidas de Comprimento.

Saiba Mais / Referências:Conhecendo outras medidas de comprimento: https://www.youtube.com/watch?v=HXzOa6t3dNU
Visite o site e saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=KMN7iltONvU
Objeto de ConhecimentoMedidas de Comprimento: unidades não padronizadas e padronizadas (metros, centímetros e milímetros)
Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF02MA16-A) Estimar medida de comprimento e comparar com a medida real.(EF02MA16-B) Identificar a relação de equivalência entre unidades diferentes, 1M =, 100 cm, sem regras de transformação de unidades. (EF02MA16-C) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas, incluindo contorno, e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas, como palmos, passos e padronizadas, como metro, centímetro e milímetro, e instrumentos adequados, régua, trena e fita métrica, em diferentes contextos, identificando quantas vezes uma unidade de medida cabe no comprimento medido, expresso por número e unidade utilizada. 
Proponentes/ Professores:Jucélia Soares Correia Rodrigues  Thaysa Soares Correia Costa 
Instituição Educacional:Educandário Espírita Eurípedes Barsanulfo 
CRE:Brasil Di Ramos Caiado