Olá! Hoje você vai refletir (pensar) um pouco sobre os costumes e tradições dos seus familiares e perceber que nossos costumes e tradições têm muito a ver com a comunidade da qual fazemos parte. E que os costumes e tradições do nosso estado (Goiás) também fazem parte da construção dos nossos hábitos e costumes. Vamos lá!?
Atividade 1
Para começar você precisará refletir juntamente com sua família sobre os questionamentos abaixo:
- Quais seriam as origens dos seus familiares?
- E quais tradições foram passadas de geração para geração.
- Você tem familiares que vieram de outros países? De outros estados ou de outras cidades do Brasil?
Todos estes questionamentos ajudam você a pensar um pouco sobre os costumes e tradições dos seus familiares e dos familiares do seu próximo.
Observe a definição de COSTUME e TRADIÇÃO:
COSTUME – tradição habitual ou prática frequente;
TRADIÇÃO – transmissão oral de feitos, lendas, ritos, costumes etc. feita no decorrer dos tempos, de geração em geração;
Dicionário Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/ >> Acessado em 28/09/2020.
Registre em seu caderno uma frase sobre o respeito à diversidade sociocultural, citando uma tradição de sua família.
Atividade 2
Assista ao vídeo que mostra a tradição de um PRATO TÍPICO goiano.
Como você pode perceber a PAMONHA é um prato tradicional que faz parte dos costumes e tradições do estado de Goiás, entretanto esse prato tradicional vem sofrendo influências dos costumes e tradições dos hábitos e costumes de outros estados como: Minas Gerais, São Paulo, e do Nordeste do Brasil e essas influências contribuem para a diversidade sociocultural da comunidade. A história do estado de Goiás enquanto memória fica preservada, mas outros valores são agregados em razão da diversidade.
Agora você vai pesquisar junto com seus familiares, ou responsáveis alguns costumes e tradições da sua família. Registre a sua pesquisa no seu caderno. Os registros podem ser em forma de desenhos ou por escrito.
Atividade 3
Alguns hábitos e tradições podem ser comuns entre as pessoas que vivem na mesma comunidade, mas também podem ser distintos (diferentes), isso se dá em virtude da DIVERSIDADE histórico-cultural presentes na cultura do povo brasileiro.
Clique no link abaixo e conheça o conceito (significado) da palavra hábito.
“Hábito – Conceito, o que é significado”. Disponível em: https://conceitos.com/habito/ <<Acessado em 28/09/2020.
A cultura goiana é vista como uma das culturas mais ricas do país. Pode ser marcada pelas tradições voltadas para a culinária, as danças, a música, as festas religiosas, artesanatos entre outros aspectos.
Clique no link abaixo e aprecie a musica do Marcelo Barra que retrata um pouco da riqueza nossa cultura e da nossa diversidade.
Goiano de todo o canto. Disponível no canal do Youtube: Marcelo Barra – Tema. https://youtu.be/i98REXBRST0
Lista de hábitos que os goianos costumam fazer:
- Vestir-se no estilo tradicional de peão (mesmo não sendo um) só para visitar as exposições agropecuárias ou festas da comunidade local como: Festa junina na escola.
- Visitar as barracas das feiras livres da cidade ou as que fazem parte de alguma festa religiosa.
- Comer pastel na feira.
- Passear no shopping de Goiânia.
- Participar de uma pamonhada em família.
- Ir para alguma fazenda ou roça nos feriados ou finais de semana.
- Comer lanche no Pit Dog em família.
- Fazer o percurso de Goiânia até Trindade a pé.
- Participar de uma festa com Moda sertaneja.
- Comer jantinha com espetinho de carne assada.
Considerando a importância da memória para a constituição da sua identidade e de sua comunidade. Observe a lista dos hábitos dos goianos acima e anote em seu caderno como você souber, qual desses hábitos você e seus familiares tem o costume de fazer.
Objeto de Conhecimento | Diversidade Social e CulturalCostumes, tradições e hábitos de diferentes grupos.Diversidade |
Componente Curricular | História / Geografia |
Habilidades | (EF02GE02-B) Entender e respeitar a diversidade sociocultural da comunidade.(GO-EF02HI03-A) Recolher informações sobre o passado mais próximo a partir de fontes variadas como: escritas, iconográficas, imagens, orais, objetos materiais, na perspectiva de compreender a importância da memória para a constituição da sua identidade e de sua comunidade. |
Proponentes/ Professores: | Daniella Carolina Reis Aguiar Salvador Dias da Silva |
Instituição Educacional: | Centro Promocional Todos Santos II. |
CRE: | Coordenadoria Regional Brasil Di Ramos Caiado |