You are currently viewing Língua Inglesa:  Estratégias e práticas de leitura e construção de repertório lexical

Língua Inglesa: Estratégias e práticas de leitura e construção de repertório lexical

Olá! Esta aula de LÍNGUA INGLESA  é destinada aos educandos da  7ª Série da Eaja.

A aula de hoje abordará conceitos e estratégias chave para ler qualquer texto em língua inglesa.

Assista à videoaula com a temática:  Estratégias e práticas de leitura e construção de repertório lexical.

7ª Série Eaja – Língua Inglesa – Comic Strips

Na videoaula acima, vimos que  o ato de ler é um acontecimento enriquecedor. Porém, em alguns casos, o leitor de textos em Inglês pode passar por dificuldades para interpretar um texto, por falta de vocabulário e conhecimentos gramaticais importantes. Vimos também que temos que levar em conta vários fatores antes de realmente ler um texto em outro idioma. Ao observar o texto numa rápida olhada, os fatores referenciados são: produção (quem fez o texto), recepção (para quem foi feito o texto), referências (de onde o texto foi tirado), análise de títulos e subtítulos para investigação do tema do texto, glossários e vocabulários que o texto venha a trazer também são muito importantes. e por fim, vimos que as tirinhas e charges podem falar sobre comportamento social, política, sentimentos… de um grupo ou de pessoas específicas da vida real. Na maioria das vezes, elas tem personagens já consagrados, e as narrativas são sempre curtas e com alguma reflexão, que como já vimos, pode ser divertida, irônica, triste. 

Saiba mais:

Para saber mais sobre esse assunto, assista aos é só assistir aos vídeos explicativos abaixo:

Link 1 – polissemia

https://www.youtube.com/watch?v=caKTOWaeYqI

link 2- estratégias de leitura: 

https://www.youtube.com/watch?v=QTnc7mTvz94

link 3- gêneros textuais curtos/ tirinha: 

https://www.youtube.com/watch?v=48eEigu8IpU

ATIVIDADE 1

FAÇA UM RESUMO DO QUE VOCÊ ENTENDEU DE CADA VÍDEO.

ATIVIDADE 2

01) OBSERVE A COMIC STRIP ABAIXO:

01) A COMIC STRIP ACIMA PARÓDIA UM SLOGAN DE UMA CAMPANHA POLÍTICA ANTERIOR À DE TRUMP. REÚNE ELEMENTOS POLÍTICOS DE DUAS CAMPANHAS DIFERENTES. UM DOS ELEMENTOS POLÍTICOS DESTA IMAGEM SE REFERE A UMA CAMPANHA PRESIDENCIAL ANTES DA QUE DONALD TRUMP CONCORREU. PESQUISE E RESPONDA

  1. QUAL É A FRASE ORIGINAL ? QUAL O PRESIDENTE QUE EMPREGOU A FRASE ORIGINAL EM SUA CAMPANHA?
  2. POR QUE A FRASE FOI MUDADA? QUAL É A RELAÇÃO DE TRUMP COM A MUDANÇA DA FRASE?
  3. PESQUISE: O QUE FOI A KU KLUX KLAN? USE A INTERNET PARA FAZER O SEU RESUMO COM AS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS.

ATIVIDADE 3

 04) LEIA A TIRINHA ABAIXO E USE AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA DECODIFICÁ-LA ANTES DE RESPONDER AS PERGUNTAS:

fonte: PNLD 2019/2020 – Alive!: Inglês, 6 ano/Vera Menezes…[et al] 1.ed. – São Paulo: Editora Anzol, 2012.

01) Onde e quando a tirinha foi publicada?

02) Quantos personagens há nessa tirinha? Quais são? Você já leu alguma tirinha desse personagem e sabe o nome dele?

03) Olhando apenas as imagens, o que você pode falar sobre esta tirinha? O que acontece?

04) Qual a discussão que o personagem principal levanta?


Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Inglesa(EAJALI0707) Compreender as particularidades de textos narrativos curtos (contos, fábulas, anedotas, relatos pessoais, história em quadrinhos, tirinhas, entre outros).
(EAJALI0708) Desenvolver estratégias de leitura e compreensão dos textos narrativos.