Olá, querido(a) educando(a)! Na aula de hoje você irá conhecer um gênero textual muito divertido e cheio de lições de moral! A FÁBULA! Você sabe o que são fábulas? Então vamos descobrir!
Atividade 1
Leia com muita atenção a fábula abaixo. Depois recorte e cole o texto e a imagem em seu caderno.
A Cigarra e a Formiga
Num dia de verão, a Cigarra cantava feliz. Enquanto isso, uma Formiga passou por perto. Vinha afadigada, carregando penosamente um grão de milho que arrastava para o formigueiro.
– Por que não ficas aqui a conversar um pouco comigo, em vez de te trabalhar tanto? – Perguntou-lhe a Cigarra.
– Preciso arrecadar comida para o inverno – respondeu-lhe a Formiga. –Aconselho-te a fazeres o mesmo.
– Por que me hei de preocupar com o inverno? Comida não nos falta… – respondeu a Cigarra, olhando em redor.
A Formiga não respondeu, continuou o seu trabalho e foi-se embora.
Quando o Inverno chegou, a Cigarra não tinha nada para comer. No entanto, viu que as Formigas tinham muita comida, porque a tinham guardado no verão. Distribuíam-na diariamente entre si e não tinham fome como ela. A Cigarra compreendeu que tinha feito mal…
Moral da história:
Não penses só em se divertir.
Trabalhe e pense no futuro.
Atividade 2
Copie e responda as atividades abaixo em seu caderno. Não esqueça de fazer o cabeçalho!
1- Este texto é uma fábula. Quais são as características de uma fábula?
2- A primeira parte desta fábula passa-se:
a)Na primavera.
b) No verão.
c)No outono.
3-Que conselho deu a Formiga à Cigarra? A Cigarra seguiu o conselho?
4- ‘’A Formiga carregava penosamente um grão de milho”
Assinale a expressão com o mesmo significado desta frase.
a) “arrastava facilmente’’
b) “arrastava com muito esforço”
c) “arrastava alegremente”
5-Quando chegou o inverno, porque as formigas tinham tanta comida?
Cicio da infância / Ciclo da Adolescência | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | D |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares | (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. |