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LÍNGUA PORTUGUESA – TRAVANDO A LÍNGUA? ENROLA OU DESENROLA?

Olá, crianças! Vocês conhecem os trava-línguas? Trava-línguas são brincadeiras ou jogos que fazem parte do folclore brasileiro. Ou seja, são manifestações orais da cultura popular. Podem ser sentenças difíceis ou fáceis de pronunciar, um jogo de palavras que, quando repetidas, são frequentemente trocadas ou mal pronunciadas. O grande desafio dessa brincadeira/jogo está na reprodução desses trocadilhos sem errar. Um detalhe importante é o ritmo durante a fala, pois quando são repetidas de forma rápida ou várias vezes seguidas, provocam uma confusão que acaba divertindo quem fala e quem ouve. Dessa forma o desafio é tentar dizer os versos escolhidos o mais correto e rápido possível na tentativa de acertá-los.

A rã arranha a aranha, a aranha arranha a rã.

Qual é o doce mais doce que o doce de batata doce?

O tempo no templo é um passatempo e não um contratempo.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/trava-linguas-infantis-faceis-e-dificeis/   


Atividade 1

Assista ao vídeo e veja como se divertir comas palavras.

“Trava línguas – videoclip infantil animado” – Canal: Projeto Aprenda Cantando – Link: https://www.youtube.com/watch?v=GsdcTW0CnSw

Recite uma trava-língua que você mais gostou.
Escolha uma trava-língua e ilustre no caderno ou em folha. Utilize o recurso que preferir.


Atividade 2

“Palavra Cantada | Trava Língua Percussivo” – Canal: Palavra Cantada Oficial – Link: https://www.youtube.com/watch?v=T_l_GK7RxGI

Depois de assistir o vídeo, registre do seu jeito as palavras que mais se repetem nessas brincadeiras. 


Atividade 3

Já que estamos falando de trava-língua, que tal uma competição entre amigos? Convide quem estiver por perto para participar! Acesse o link abaixo:

“Vovô Moleque – N 17 – Top 10 trava lingua” – Canal: Vovô Moleque – Link: https://www.youtube.com/watch?v=6hw3xd0jn_A

Saiba Mais / Referências:Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona: https://youtu.be/GsdcTW0CnSw 
https://youtu.be/T_l_GK7RxGI 
https://youtu.be/6hw3xd0jn_A 
Objeto de ConhecimentoLíngua Portuguesa: Produção Oral: Recitação/DeclamaçãoGeografia: O modo de vida das crianças em diferentes lugares: Espaço vivido Sujeito e cotidiano. Lugares de vivência Semelhanças e diferenças entre os lugares Brincadeiras regionais Regras de convivência.História: A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial: Espaços e tempos.
Componente   CurricularLíngua Portuguesa, Geografia e História
Habilidades(EF01LP19- A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas. (EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ ou declamado. (EF01LP19-C) Ler, recitar e declamar com fluência, entonação adequada e utilização de recursos para linguísticos. (EF01GE02-A) Relatar as brincadeiras vivenciadas. (EF01GE02-B) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras, individuais e coletivas, de diferentes épocas e lugares. (EF01GE02-C) Conhecer e vivenciar brincadeiras específicas do Brasil, goianas e do município em que reside. (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
Proponentes/ Professores:Andréia Aquino de SiqueiraEliara Alves de Castro SousaJoana Lardivina da SilvaLuciane Martins da Silva FerrazSuzyane de Godoi Dias de Morais
Instituição Educacional:Escola Municipal São José
CRE:Brasil Di Ramos Caiado