Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 25/08/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje, apresentaremos as regras básicas que possibilitam comparar características, bem como expressá-las em um alto grau. Por meio de adjetivos, podemos comparar, contrastar e destacar as características que nos cercam.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Definindo e expressando características sobre uma pessoa, coisa, objeto ou lugar.
Hello students, how are you? Tudo bem? Por aqui tudo bem!
Para iniciar a aula, vamos refletir um pouco sobre uma classe de palavras bastante interessante e que sempre está presente em nossas falas cotidianas, que é o ADJETIVO. O que é adjetivo? Para que possamos ilustrar, observe algumas imagens:
Imagem 1 | Imagem 2 | Imagem 3 |
O que podemos relacionar com cada imagem dessa?
Primeiramente, podemos destacar a(s) característica(s) de cada imagem e fazer uma breve interpretação, isto é, explicar com nossas próprias palavras o que elas estão tentando nos dizer. Em seguida, podemos fazer comparações, podemos falar dos detalhes incluídos em cada imagem, podemos dizer nossa preferência sobre cada um e etc.
Ou seja, em cada observação que fazemos sempre destacamos os adjetivos que estão presentes, bem como apontamos outros adjetivos seja para comparar ou para salientar uma característica específica. Por exemplo:
Nesta imagem dos gatos, podemos dizer/interpretar que eles são:
Bonitos;
Meigos;
Novinhos;
Etc.
Mas, também posso compará-los, dizendo que:
O gato preto é mais bonito que os demais;
O gato do meio é menor que o preto;
Os gatos cinzas são mais espertos que o gato preto.
Etc.
Ou, posso também, destacar uma determinada característica:
O gato da direita é o mais bonito;
O gato preto é o mais caro de todos;
O gato da esquerda é o mais magro;
Etc.
Situações como estas acontecem diariamente conosco, em nossas relações pessoais, em interações no ambiente escolar, em casa, na rua, entre outros. Comparar, expressar nossas opiniões e utilizar adjetivos, faz parte da nossa interação linguística e caracteriza o nosso vocabulário. Mas, o que é ADJETIVO, ou “ADJECTIVES” em Inglês?
O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Veja alguns exemplos de adjetivos em Inglês e em Português.
FAT BIG SMALL BEAUTIFUL UGLY HAPPY SAD DIFFICULT EASY IMPORTANT INTELLIGENT INTERESTING | GORDO(A) GRANDE PEQUENO BONITO(A) FEIO(A) FELIZ TRISTE DIFÍCIL FÁCIL IMPORTANTE INTELIGENTE INTERESSANTE |
Como você é um aluno(a) do 8o ano, podemos presumir que você já consegue distinguir, ler, identificar e escrever trechos com adjetivos em Inglês. Mas em relação às comparações? Como comparamos em Inglês? Voltemos aos exemplos dados da imagem dos gatos!
O gato preto é mais bonito que os demais!
“MAIS” “QUE”
Em Inglês essa frase fica:
The black cat is more beautiful than the others.
“MORE” “THAN”
Outro fator importante a se observar é o ADJETIVO utilizado e sua quantidade de sílabas.
BEAUTIFUL – BONITO(A) – três síladas
Sempre formamos comparativos de adjetivos com três ou mais sílabas adicionando “MORE” antes do adjetivo e “THAN” após ele. Observe a seguir outros exemplos de adjetivos com três sílabas ou mais, ou adjetivos longos, retirados da tabela acima:
- Math is more difficult than English! (Matemática é mais difícil que Inglês) “DIFFICULT – DIFÍCIL”;
- João is more intelligent than Pedro! (O João é mais inteligente que Pedro) “INTELLIGENT – INTELIGENTE”
- São Paulo is more interesting than Rio de Janeiro! (São Paulo é mais interessante que o Rio de Janeiro). “INTERESTING – INTERESSANTE”.
- Etc.
Em alguns casos, temos adjetivos curtos que são de uma ou duas sílabas apenas. A formação desse tipo de comparativo é um pouco diferente. Você deverá acrescentar o sufixo “er” ao adjetivo e, em seguida, a palavra “THAN” que como vimos, significa “QUE” ou “DO QUE”. Observe os exemplos a seguir retirados da tabela acima:
- The turtle is smaller than the elephant! (A tartaruga é menor que o elefante) “SMALL – PEQUENO”;
- The giraffe is bigger than the dog! (A girafa é maior que o cachorro) “BIG – GRANDE” Observe a construção C.V.C (consoante – vogal- consoante);
- Maria is happier than Lúcia! (Maria é mais feliz que Lúcia) “HAPPY – FELIZ” Observe o final do adjetivo com a letra “Y”. Deve ser substituído por “i”.
E quando queremos exprimir uma qualidade num grau muito elevado ou mais elevado? E em Inglês? Utilizamos a regra do SUPERLATIVO! Voltemos para o exemplo da imagem dos dois rostos:
Podemos dizer que:
O homem da esquerda é o mais feliz;
O homem da direita é o mais triste.
Isto é, pegamos a característica ou o adjetivo do exemplo, neste caso a palavra “feliz” e a palavra“triste”, e as colocamos em um grau elevado. Como seriam essas frases em Inglês?
O homem da esquerda é o mais feliz! (The man on the left is the happiest);
O homem da direita é o mais triste! (The man on the right is the saddest).
Ou seja, utilizamos o sufixo “EST”, em caso de adjetivos curtos (uma ou duas sílabas).
E em caso de adjetivos longos (três ou mais sílabas)?
Utilizaremos a construção: THE MOST. Veja os exemplos retirados da tabela anterior:
Ana is the most beautiful girl! (Ana é a garota mais bonita);
Studying is the most important thing in life! (Estudar é a coisa mais importante na vida);
Carlos is the most intelligent student in the school! (Carlos é o aluno mais inteligente da escola);
Etc.
ATIVIDADE
Agora é a sua vez de praticar!!
- Preencha cada frase abaixo com os adjetivos da tabela na forma COMPARATIVA (Comparative Form):
FAT – DIFFICULT – SMALL |
- Ana is ___________________________________________ Olívia.
- Portuguese is _________________________________ English.
- Goiânia is___________________________________ São Paulo.
2) Agora cada uma na forma SUPERLATIVA (Superlative Form):
BIG – UGLY – BEAUTIFUL |
- Brazil is ___________________________ country in the world.
- Elephants are _______________________ animals in the zoo.
- Bob is _____________________________________ in his family.
That’s all for today, students! See you next class! Bye bye!! 🙂
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidades estruturantes
(EF08LI15-A) Utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos, comparando qualidades e quantidades para usar em interações discursivas em relação aos sonhos e projetos futuros para a comunidade.