You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – Comparativos e Superlativos em Inglês.

LÍNGUA INGLESA – Comparativos e Superlativos em Inglês.

Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 25/08/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Na aula de hoje, apresentaremos as regras básicas que possibilitam comparar características, bem como expressá-las em um alto grau. Por meio de adjetivos, podemos comparar, contrastar e destacar as características que nos cercam.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Definindo e expressando características sobre uma pessoa, coisa, objeto ou lugar.


LÍNGUA INGLESA | 8º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello students, how are you? Tudo bem? Por aqui tudo bem!

Para iniciar a aula, vamos refletir um pouco sobre uma classe de palavras bastante interessante e que sempre está presente em nossas falas cotidianas, que é o ADJETIVO. O que é adjetivo? Para que possamos ilustrar, observe algumas imagens:



Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3
Imagens organizadas por prof. Thiago Morais e disponíveis em Pixabay.com

                                                                                                              

O que podemos relacionar com cada imagem dessa? 

Primeiramente, podemos destacar a(s) característica(s) de cada imagem e fazer uma breve interpretação, isto é, explicar com nossas próprias palavras o que elas estão tentando nos dizer. Em seguida, podemos fazer comparações, podemos falar dos detalhes incluídos em cada imagem, podemos dizer nossa preferência sobre cada um e etc. 

Ou seja, em cada observação que fazemos sempre destacamos os adjetivos que estão presentes, bem como apontamos outros adjetivos seja para comparar ou para salientar uma característica específica. Por exemplo:


Disponível em Pixabay.com

Nesta imagem dos gatos, podemos dizer/interpretar que eles são: 

Bonitos;

Meigos;

Novinhos;

Etc.


Mas, também posso compará-los, dizendo que:

O gato preto é mais bonito que os demais;

O gato do meio é menor que o preto;

Os gatos cinzas são mais espertos que o gato preto. 

Etc.


Ou, posso também, destacar uma determinada característica:

O gato da direita é o mais bonito;

O gato preto é o mais caro de todos;

O gato da esquerda é o mais magro;

Etc. 


Situações como estas acontecem diariamente conosco, em nossas relações pessoais, em interações no ambiente escolar, em casa, na rua, entre outros. Comparar, expressar nossas opiniões e utilizar adjetivos, faz parte da nossa interação linguística e caracteriza o nosso vocabulário. Mas, o que é ADJETIVO, ou “ADJECTIVES” em Inglês? 

O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Veja alguns exemplos de adjetivos em Inglês e em Português. 


FAT
BIG
SMALL
BEAUTIFUL
UGLY
HAPPY
SAD
DIFFICULT
EASY
IMPORTANT
INTELLIGENT 
INTERESTING
GORDO(A)
GRANDE
PEQUENO
BONITO(A)
FEIO(A)
FELIZ
TRISTE
DIFÍCIL
FÁCIL
IMPORTANTE
INTELIGENTE
INTERESSANTE

Como você é um aluno(a) do 8o ano, podemos presumir que você já consegue distinguir, ler, identificar e escrever trechos com adjetivos em Inglês. Mas em relação às comparações? Como comparamos em Inglês? Voltemos aos exemplos dados da imagem dos gatos!

O gato preto é mais bonito que os demais! 

“MAIS” “QUE”

Em Inglês essa frase fica:

The black cat is more beautiful than the others. 

“MORE” “THAN” 


Outro fator importante a se observar é o ADJETIVO utilizado e sua quantidade de sílabas. 

BEAUTIFUL – BONITO(A) – três síladas

Sempre formamos comparativos de adjetivos com três ou mais sílabas adicionando “MORE” antes do adjetivo e “THAN” após ele. Observe a seguir outros exemplos de adjetivos com três sílabas ou mais, ou adjetivos longos, retirados da tabela acima:

  • Math is more difficult than English! (Matemática é mais difícil que Inglês) “DIFFICULT – DIFÍCIL”;
  • João is more intelligent than Pedro! (O João é mais inteligente que Pedro) “INTELLIGENT – INTELIGENTE”
  • São Paulo is more interesting than Rio de Janeiro! (São Paulo é mais interessante que o Rio de Janeiro). “INTERESTING – INTERESSANTE”. 
  • Etc. 

Em alguns casos, temos adjetivos curtos que são de uma ou duas sílabas apenas. A formação desse tipo de comparativo é um pouco diferente. Você deverá acrescentar o sufixo “er” ao adjetivo e, em seguida, a palavra “THAN” que como vimos, significa “QUE” ou “DO QUE”. Observe os exemplos a seguir retirados da tabela acima:

  • The turtle is smaller than the elephant! (A tartaruga é menor que o elefante) “SMALL – PEQUENO”;
  • The giraffe is bigger than the dog! (A girafa é maior que o cachorro) “BIG – GRANDE” Observe a construção C.V.C (consoante – vogal- consoante);
  • Maria is happier than Lúcia! (Maria é mais feliz que Lúcia) “HAPPY – FELIZ” Observe o final do adjetivo com a letra “Y”. Deve ser substituído por “i”. 

E quando queremos exprimir uma qualidade num grau muito elevado ou mais elevado? E em Inglês? Utilizamos a regra do SUPERLATIVO! Voltemos para o exemplo da imagem dos dois rostos:


Disponível em Pixabay.com

Podemos dizer que:

O homem da esquerda é o mais feliz;

O homem da direita é o mais triste. 

Isto é, pegamos a característica ou o adjetivo do exemplo, neste caso a palavra “feliz” e a palavra“triste”, e as colocamos em um grau elevado. Como seriam essas frases em Inglês?

O homem da esquerda é o mais feliz! (The man on the left is the happiest);

O homem da direita é o mais triste! (The man on the right is the saddest).


Ou seja, utilizamos o sufixo “EST”, em caso de adjetivos curtos (uma ou duas sílabas).

E em caso de adjetivos longos (três ou mais sílabas)? 

Utilizaremos a construção: THE MOST. Veja os exemplos retirados da tabela anterior:

Ana is the most beautiful girl! (Ana é a garota mais bonita);

Studying is the most important thing in life! (Estudar é a coisa mais importante na vida);

Carlos is the most intelligent student in the school! (Carlos é o aluno mais inteligente da escola);

Etc.


ATIVIDADE 

Agora é a sua vez de praticar!!

  1. Preencha cada frase abaixo com os adjetivos da tabela na forma COMPARATIVA (Comparative Form):
FAT – DIFFICULT – SMALL
  1. Ana is ___________________________________________ Olívia.
  2. Portuguese is _________________________________ English.
  3. Goiânia is___________________________________ São Paulo. 

2) Agora cada uma na forma SUPERLATIVA (Superlative Form):

BIG – UGLY – BEAUTIFUL
  1. Brazil is ___________________________ country in the world.
  2. Elephants are _______________________ animals in the zoo.
  3. Bob is _____________________________________ in his family. 

That’s all for today, students! See you next class! Bye bye!! 🙂


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes

(EF08LI15-A) Utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos, comparando qualidades e quantidades  para  usar  em  interações  discursivas em relação aos sonhos e projetos futuros para a comunidade.