You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – O uso do verbo CAN tanto no presente quanto no passado.

LÍNGUA INGLESA – O uso do verbo CAN tanto no presente quanto no passado.

Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 24/08/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Na aula de hoje, apresentaremos o verbo CAN e como ele pode ser utilizado para descrever habilidades tanto no presente quanto no passado. Ademais, veremos a estrutura do verbo to be no passado.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Verbo modal CAN


LÍNGUA INGLESA | 7º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello students, how are you? Tudo bem com vocês? Por aqui tudo ótimo!

Para iniciarmos a aula, observe as seguintes imagens: 



Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Imagem 4
Imagens organizadas por prof. Thiago Morais e disponíveis em Pixabay.com

                                                                         Para refletir…

  • O que estas imagens remetem a você?
  • O que elas possuem em comum? 

Todas as imagens possuem uma ideia de algo que é artístico, de ações que realizamos com o corpo e, em alguns casos, como na imagem 2, ações em que precisamos adaptar o nosso corpo para executá-la. Em geral, todas as imagens partem da ideia de que precisamos estudar, praticar, desenvolver alguma aptidão que possuímos para que nos tornemos profissionais naquela determinada área. 


Para exemplificar, muitas pessoas conseguem cantar ou dançar, pois perceberam cedo que possuem aptidão para estas atividades, mas, para se tornarem profissionais é preciso muito mais que aptidão ou talento, é preciso muito esforço, muitas aulas e muita prática. Dessa forma, essas pessoas, bem como as representadas nas imagens acima, se tornam profissionais e habilidosas na ação/atividade que estão executando. Na aula de hoje falaremos sobre habilidades! E como colocar essas estruturas em Inglês.  


Todo ser humano, toda criança, adolescente, é dotada de habilidades, capacidades, sejam elas nata e/ou desenvolvidas no decorrer da vida. Muitos(as) passam muito tempo de suas vidas sem saber o que querem fazer, qual carreira seguir, enquanto muitos outros descobrem logo cedo quais são suas habilidades e consequentemente, conseguem fazer suas escolhas. Mas, o que é importante ter em mente ao fazer uma escolha a respeito do futuro profissional, por exemplo? Saber qual é a sua paixão, o que você gosta de fazer, de ler, de assistir, de ouvir, qual(is) tema(s) você mais gosta de conversar a respeito, entender quais são suas necessidades enquanto ser humano e o que te move enquanto ser humano. Descobrindo isto, torna- se mais fácil fazer escolhas pelas quais você nunca se arrependerá! 


Assim, você se tornará um profissional qualificado, experiente e, principalmente, feliz e realizado! Uma pessoa que luta pelo que quer, compreende que ela PODE fazer, estudar, praticar o que ela quiser! A palavra PODER é bastante poderosa e ela pode nos indicar possibilidade ou a capacidade de fazer algo, ou seja, a habilidade de realizar alguma tarefa como falamos anteriormente. 


Então, com base nesta reflexão, como poderíamos descrever as imagens acima? 

  • Imagem 1: Ela pode tocar violão.
  • Imagem 2: Ela pode nadar.
  • Imagem 3: Ele pode cozinhar.
  • Imagem 4: Ela pode pintar. 

Perceba que utilizei a palavra “PODE” em todas as frases, pois é o que cada imagem representa. Mas, como seriam essas estruturas em Inglês? Como escrever: “Ela pode… Ele pode…. Eu posso…” em Inglês? 


A Língua Inglesa é bastante econômica e quando observamos alguns verbos sendo conjugados, notamos que utilizamos, em algumas vezes, apenas uma palavra para toda a conjugação. E no caso desse verbo “poder” a palavra que utilizamos em Inglês é “CAN” . Veja a conjugação desse verbo no tempo PRESENTE na tabela a seguir:

Em Português:

PODER
Eu posso
Tu podes
Ele pode
Nós podemos
Vós podeis
Eles podem

 Agora, note a mesma conjugação em Inglês:

CAN
I can
You can
He can
She can
It can
We can
You can
They can

Viu que em Inglês é mais simples? Utilizamos “CAN” para todos os pronomes pessoais. Dessa forma, as frases das imagens podem ser colocadas da seguinte maneira em Inglês:

Frase da imagem 1: Ela pode tocar violão! 

SHE CAN PLAY THE GUITAR


Frase da imagem 2: Ela pode nadar!

SHE CAN SWIM


Frase da imagem 3: Ele pode cozinhar!

HE CAN COOK


Frase da imagem 4: Ela pode pintar!

SHE CAN PAINT 


Todas as frases acima estão na forma AFIRMATIVA. E como seriam as estruturas das formas NEGATIVA e INTERROGATIVA? 

Basta você se lembrar que em frases NEGATIVAS acrescentamos a partícula de negação “NOT” e que em frases INTERROGATIVAS, trocamos a posição do verbo “CAN” com o sujeito em questão. Vamos aos exemplos? Observe:

Ela pode nadar (She can swim!) – Forma Afirmativa

Ela não pode nadar! (She cannot (can´t) swim!) – Forma Negativa 

Estrutura: Pronoun (sujeito) + CAN + NOT + verbo de ação


Ele pode cozinhar (He can cook!) – Forma Afirmativa

Ele pode cozinhar?  (Can he cook?) – Forma Interrogativa 

Estrutura: CAN + Pronoun (sujeito) + verbo de ação + ? 


Viu como é fácil??

E quando falamos do PASSADO? Como colocar essas noções de “poder” no passado? Vamos levar em consideração a conjugação do verbo poder no Pretérito Perfeito, em Português primeiramente. Observe:

Poder (Pretérito Perfeito – Passado)
Eu pude
Tu pudeste
Ele pôde
Nós pudemos
Vós pudestes
Eles puderam

E em Inglês? Nessa conjugação, utilizamos a palavra “COULD”, que é o passado de “CAN” Observe a tabela:

COULD 
I could
You could
He could
She could
It could
We could
You could
They could

No que diz respeito às estruturas AFIRMATIVAS, NEGATIVAS e INTERROGATIVAS, seguem as mesmas noções usadas para CAN. Veja os exemplos:

Ela pôde cantar! (She could sing!) – Forma Afirmativa

Ela não pôde cantar! (She could not couldn’t sing!) – Forma Negativa

Eles puderam correr! (They could run!) – Forma Afirmativa

Eles puderam correr? (Could they run?) – Forma Interrogativa


ATIVIDADE

Agora é a sua vez de praticar!!

  1. Passe cada uma das frases a seguir para a estrutura que se pede:
  1. Forma Afirmativa: She can play piano very well! (Ela pode tocar piano muito bem!)

Forma Negativa: ___________________________________________________________________________________


  1. Forma Negativa: I can not study French with my friends! (Eu não posso estudar Francês com meus amigos)

Forma Interrogativa:_______________________________________________________________________________


  1. Forma Interrogativa: Can Pedro and Paulo travel today? (Pedro e Paulo podem viajar hoje?)

Forma Afirmativa:_________________________________________________________________________________________


2) Passe cada um das frases abaixo para o PASSADO:

  1. I can help you! (Eu posso ajudar você!)

_____________________________________________________________________________________________________


  1. You can´t sleep in the morning! (Você não pode dormir pela manhã!)

_____________________________________________________________________________________________________


  1. Can Madalena play guitar and piano?

_____________________________________________________________________________________________________


That´s all for today, students! See you next class! Bye bye 🙂 


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidade estruturante

(EF07LI20-A) Conhecer, identificar e empregar o verbo modal can para descrever habilidades no presente e no passado.