You are currently viewing Língua Portuguesa – Gênero textual: história em quadrinhos – ordem alfabética

Língua Portuguesa – Gênero textual: história em quadrinhos – ordem alfabética

Olá criança e família! A participação efetiva nas aulas de LÍNGUA PORTUGUESA são base de conhecimento para todos os demais componentes curriculares (matemática, história, ciências…). As atividades têm sido propostas de acordo com as necessidades da turma apresentada e também cumprindo as exigências da Matriz Estruturante, enviada pela Secretaria Municipal de Educação. Faça a sua parte!

Atividade 1

LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Orientação ao adulto: Converse sobre essa atividade com a criança:

Essa é uma história de uma autora infantil muito divertida: Eva Furnari, que adora escrever histórias em desenhos em quadrinhos. Essa história é um texto chamado “Cabra-cega”, que é o nome de uma brincadeira. Você já viu essa brincadeira? Leia a sequência de imagens:

Agora é a sua vez: No caderno, registre o cabeçalho e as atividades: (Copie e responda)

1) Quantas crianças há na cena? Quantos meninos e meninas?

2) De que brincadeira e onde estão brincando?

3) O que aconteceu no 3º quadrinho?

4) Qual foi a reação das crianças?

Atividade 2

ORDEM ALFABÉTICA

Em nossas aulas anteriores, aprendemos sobre a ordem do alfabeto. Analise essa página de um dicionário: observe que todas as palavras são organizadas por ordem de letras, sejam elas a primeira e logo em seguida as próximas letras de cada palavra. Veja:

Todas as palavras dessa página, começam com a letra “B” e seguem uma ordem alfabética de acordo com cada letra sequente: Para melhor explicar, assista:

COMO USAR O DICIONÁRIO DE MANEIRA FÁCIL – Vila Educativa – Canal: Vila Educativa –
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q8Pc6K7ShSE

Atividade 3

Continuação da atividade no caderno:

Agora que você já aprendeu a ordem alfabética e como elas são organizadas no dicionário, realize a proposta abaixo no caderno (copie e responda à questão):

Use as palavras que se associam a história no começo da aula e coloque-as em ordem alfabética:

CABRA-CEGA – TEXTO – EVA – BRINCADEIRA – VENDA – OLHOS – CRIANÇAS – ÁRVORE – RISADAS – DIVERSÃO AMIGOS

Atividade 4

As palavras são fragmentadas no dicionário, chamamos de sílabas. Quanto ao número de sílabas classificamos as palavras em:

MONOSSÍLABAS = 1 sílaba – Exemplo: mãe, pão, cão

DISSÍLABAS = 2 sílabas = Exemplo: pen – te / tex – tos / sa – bão

TRISSÍLABAS = 3 sílabas / Exemplo: ca- chor- ro / sa – pa – to

POLISSÍLABAS= 4 ou mais sílabas / Exemplo: a – men – do- im / car – ra – pa – to

Continuação da atividade no caderno:  Copie as palavras do quadro a seguir em uma lista (uma embaixo da outra), separe as sílabas e escreva a sua classificação: monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba.  

MENINAS – BRINCADEIRA – ABOBRINHA – LHAMA – VENTO – CABIDE – CASTELO – COMEU – AMIZADE – MÃO – PIPOCA – PÉ – BULE

 Me – ni – na (3) trissílaba


Proponentes – ProfessoresRejane Faleiro
Instituição EducacionalEscola Municipal Pedro Gomes de Menezes
CREBrasil Di Ramos Caiado

Cicio da infância/ Ciclo da AdolescênciaCiclo da Infância
Turma/agrupamentoC
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares   Habilidades estruturantes:   
(EF02LP02-A) Segmentar palavras em sílabas. (EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. (EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvidas sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
Habilidade Complementar:  
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.