Olá criança e família! A participação efetiva nas aulas de LÍNGUA PORTUGUESA são base de conhecimento para todos os demais componentes curriculares (matemática, história, ciências…). As atividades têm sido propostas de acordo com as necessidades da turma apresentada e também cumprindo as exigências da Matriz Estruturante, enviada pela Secretaria Municipal de Educação. Faça a sua parte!
Atividade 1
LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Orientação ao adulto: Converse sobre essa atividade com a criança:
Essa é uma história de uma autora infantil muito divertida: Eva Furnari, que adora escrever histórias em desenhos em quadrinhos. Essa história é um texto chamado “Cabra-cega”, que é o nome de uma brincadeira. Você já viu essa brincadeira? Leia a sequência de imagens:
Agora é a sua vez: No caderno, registre o cabeçalho e as atividades: (Copie e responda)
1) Quantas crianças há na cena? Quantos meninos e meninas?
2) De que brincadeira e onde estão brincando?
3) O que aconteceu no 3º quadrinho?
4) Qual foi a reação das crianças?
Atividade 2
ORDEM ALFABÉTICA
Em nossas aulas anteriores, aprendemos sobre a ordem do alfabeto. Analise essa página de um dicionário: observe que todas as palavras são organizadas por ordem de letras, sejam elas a primeira e logo em seguida as próximas letras de cada palavra. Veja:
Todas as palavras dessa página, começam com a letra “B” e seguem uma ordem alfabética de acordo com cada letra sequente: Para melhor explicar, assista:
Atividade 3
Continuação da atividade no caderno:
Agora que você já aprendeu a ordem alfabética e como elas são organizadas no dicionário, realize a proposta abaixo no caderno (copie e responda à questão):
Use as palavras que se associam a história no começo da aula e coloque-as em ordem alfabética:
CABRA-CEGA – TEXTO – EVA – BRINCADEIRA – VENDA – OLHOS – CRIANÇAS – ÁRVORE – RISADAS – DIVERSÃO AMIGOS
Atividade 4
As palavras são fragmentadas no dicionário, chamamos de sílabas. Quanto ao número de sílabas classificamos as palavras em:
MONOSSÍLABAS = 1 sílaba – Exemplo: mãe, pão, cão
DISSÍLABAS = 2 sílabas = Exemplo: pen – te / tex – tos / sa – bão
TRISSÍLABAS = 3 sílabas / Exemplo: ca- chor- ro / sa – pa – to
POLISSÍLABAS= 4 ou mais sílabas / Exemplo: a – men – do- im / car – ra – pa – to
Continuação da atividade no caderno: Copie as palavras do quadro a seguir em uma lista (uma embaixo da outra), separe as sílabas e escreva a sua classificação: monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba.
MENINAS – BRINCADEIRA – ABOBRINHA – LHAMA – VENTO – CABIDE – CASTELO – COMEU – AMIZADE – MÃO – PIPOCA – PÉ – BULE
Me – ni – na (3) trissílaba
Proponentes – Professores | Rejane Faleiro |
Instituição Educacional | Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
Cicio da infância/ Ciclo da Adolescência | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | C |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares | Habilidades estruturantes: (EF02LP02-A) Segmentar palavras em sílabas. (EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. (EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvidas sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema. Habilidade Complementar: (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. |