You are currently viewing Educação Física: Capoeira

Educação Física: Capoeira

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 24/08/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá, tudo bem? Espero que sim. Vamos para mais uma aula? Você já ouviu falar em Capoeira? Afinal de contas, o que é capoeira? Você já assistiu a uma apresentação de capoeira? Já jogou ou brincou de jogar capoeira alguma vez? No decorrer desta aula abordaremos conceito, elementos constitutivos, características, técnicas básicas e valores dessa luta genuinamente brasileira. E ai? Prontos pra capoeira?

Arquivos Capoeira - Guia dos Curiosos

https://www.guiadoscuriosos.com.br/wp-content/uploads/2019/04/5-22-627×376.jpg

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Capoeira

Educação Física – Ciclo da adolescência – 7º ano/turma G

CONCEITO

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: luta de defesa pessoal, esporte, cultura popular, dança e música. Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.

Arquivos Capoeira - Guia dos Curiosos

https://www.guiadoscuriosos.com.br/wp-content/uploads/2019/04/5-22-627×376.jpg

Luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil, já que o Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico durante o século XVI, quando Portugal enviou escravos para a América do Sul, oriundos da África Ocidental.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: O QUE É CAPOEIRA?

Sua prática é acompanhada de música, que dita o ritmo do confronto.

Aventuras na História · Capoeira: A arte renegada

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/media/_versions/legacy/2018/05/24/capa_widexl.pn

ESTILOS DA CAPOEIRA 

Os estilos tradicionais de Capoeira são fundamentados e originários da Bahia, pela
Capoeira Regional de Mestre Bimba e Capoeira Angola de Mestre Pastinha. 

A movimentação básica dentro da modalidade é constituída a partir de
ambos os estilos, os quais, dentro de suas particularidades, desenvolveram a técnica dos
movimentos com suas exigências específicas de velocidade, amplitude e padrão de
movimentação.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA CAPOEIRA

RODA

É na roda de capoeira que o praticante mostra o seu conhecimento e desenvolvimento sobre a atividade. A roda é um ritual que representa a vida e os seus ciclos. Como o planeta gira e a vida acontece em ciclos, à roda é a representação disso, num indício forte da cultura africana, cheia de círculos e elos nas suas representações gráficas.

“A roda de capoeira” foi reconhecida como Patrimônio Imaterial e Cultura da Humanidade (Ministério da cultura, 2014). “O reconhecimento da reconhecida “roda de capoeira” pela Unesco é uma conquista muito importante para a cultura brasileira.

ASSISTA AO VÍDEO: RODA DE CAPOEIRA

VESTIMENTAS

Relembram muito a cultura afro, em seus rituais eles costumam utilizar roupa branca, geralmente, são calças e camisetas brancas, as calças com tecido mais grosso. Além disso, em volta da cintura eles utilizam a corda, cada cor possui uma cor diferente, que indica a evolução do capoeirista. Elas possuem cores mistas e inteiras, uma vez por ano, acontece um evento chamado “Batizado e troca de cordas”, o batizado consiste na introdução de novos alunos dentro da capoeira e estes, recebem a corda amarela, já a troca de cordas, indica a evolução de cada aluno dentro da luta. Os jogadores devem usar o uniforme/abadá do grupo.

Conexão Capoeira: manifestação sociocultural grátis no ABC

https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2018/08/istock-518762790.jpg

MÚSICA E CANTO

Elemento importante da capoeira, mostrando mais uma vez o aspecto ancestral e primitivo desta manifestação.

INSTRUMENTOS

Os instrumentos da capoeira são: Atabaque, pandeiro, caxixi, dobrão, agogô, baqueta, mas o instrumento de maior relevância, que dá o som característico é o BERIMBAU, constituído por um pedaço de arame, de pau e uma cabaça.

capoeira instrumento, capoeira infantil desenho dicas e aulas de capoeira  todos os dias. #ca… | Instrumentos musicais africanos, Instrumentos da  capoeira, Berimbau

https://i.pinimg.com/originals/64/96/e6/6496e6d5ee94d00af5b2c70f1d8c2ed6.jpg

A sonoridade do instrumento vai depender de como o arame é amarrado e a combinação entre a cabaça e o pedaço de pau (Biriba). Os berimbaus apresentam sons diferentes, sendo classificados em: gunga (som mais grave, também conhecido como berra-boi), médio e viola (som mais agudo).Os toques básicos são sete: Angola, São Bento Grande, São Bento Pequeno, Iúna, Santa Maria, Cavalaria e Jogo de Dentro. Mas existem outros toques, menos tocados, e muitas variações. Durante uma roda é importante que um berimbau converse com o outro. O gunga/berra-boi é quem dita o ritmo da roda e é sempre tocado pelo mestre ou a pessoa mais antiga na capoeira. Quem toca o gunga também puxa o canto, mas na hora dos corridos, qualquer pessoa que está na bateria pode puxar o canto, desde que autorizado pelo mestre ou  professor que leva a roda, e o restante deve responder o coro. Os corridos são curtos e muitas vezes lembram lamentos. Devido à repetição, o canto pode lembrar um mantra. Formada a bateria, o cantador (que geralmente toca o gunga) dá o iê, canta a ladainha, seguida de louvação e aí começa a cantar o corrido. Neste momento é que os jogadores agachados ao pé do berimbau começam a jogar.

ASSISTA AO VÍDEO: INSTRUMENTOS BÁSICOS DA CAPOEIRA

JOGO

A capoeira em si não é um confronto e nem tem vencedores ou vencidos. O jogo, entendido por alguns como dança ou arte-luta, é um diálogo entre dois indivíduos e a partir daí vê-se o jogo, como um jogo da vida onde as pessoas trocam o seu axé (fluido vital). Não é uma coreografia, é uma sequência de perguntas e respostas o tempo todo. O importante é que os dois jogadores estejam atentos aos movimentos do seu parceiro e não o percam de vista. A capoeira é uma dança, onde o importante é o capoeirista mostrar que pode bater e não bater, demonstrando o seu domínio sobre os movimentos e consequentemente sobre o seu corpo.

CARACTERÍSTICAS

Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.

TÉCNICAS BÁSICAS

GINGA

É o passo básico, pois é dele que partem os outros movimentos da capoeira.Trata-se de um gingado contínuo do corpo de um lado para o outro, preparado para atacar ou defender. Consiste em levar uma perna e o braço do mesmo lado alternadamente para frente e para trás. Começa com uma passada de perna para trás, levando o braço do mesmo lado para a frente do rosto, protegendo-se. Logo as pernas são igualadas e a outra vai para trás, levando o braço do mesmo lado para a frente do rosto e assim sucessivamente. A cabeça também balança para um lado e para o outro, acompanhando a perna e o braço.

GOLPES OFENSIVOS

BÊNÇÃO

Chute que empurra o adversário. Não se golpeia, apenas o empurra com a sola do pé.

CADEIRA

É uma posição de estudo do adversário e o início de um movimento de ataque ou defesa. A  posição tem esse nome, pois é como se você estivesse sentado em uma cadeira, com as pernas abertas e flexionadas e as mãos para frente do corpo.

MARTELO 

É um chute circular com a canela ou peito do pé. A partir da base da Ginga, realiza-se o movimento, avançando e lateralizando o quadril, em linha reta com a perna e saindo de trás para a frente

MEIA LUA DE COMPASSO 

Movimento de ataque com a perna, o qual pode ser praticado em ambos os lados. 

MEIA LUA DE FRENTE 

Movimento de ataque com a perna, o qual pode ser praticado em ambos os lados. A partir da base da Ginga, como demonstrado, é possível realizar o movimento de semicírculo da perna, saindo do sentido de fora para dentro e passando pela frente do corpo. 

GOLPES DEFENSIVOS 

ESQUIVAS


Meios de desviar de um golpe sem tocar no seu oponente. 

DESVIO DE FRENTE

Movimento de defesa para evitar um golpe do rival. Há esquivas de vários tipos; as de emergência são intuitivas e permitem raciocinar mais rápido que a ginga.

NEGATIVA

Movimento de descida ao solo, que pode ter função de posicionamento do corpo para um ataque, uma defesa ou, mesmo, um deslocamento além dos padrões convencionais.

FINTA

Movimento de defesa ou finta do corpo, o qual pode ser praticado em ambos os lados. Realizado a partir da transição da base da Ginga ou mesmo com uma flexão lateral do tronco em relação à direção do objetivo do movimento (frente).

DESCIDA BÁSICA

Usada para evitar um golpe e iniciar movimentos de chão. 

Da posição de ginga, flexione o joelho e apoie uma mão no solo

ASSISTA AO VÍDEO:

COMBINAÇÕES DE MOVIMENTOS BÁSICOS PARA INICIANTES NA CAPOEIRA

VALORES

A capoeira é uma luta amplamente difundida na cultura popular brasileira tanto oralmente quanto gestualmente, e sobrevive a sucessivas gerações, estabelecendo relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos. Pode ser praticada por milhares de pessoas de diferentes gêneros, etnias, idades e com limitações.Não há restrição quanto ao local de sua prática sendo:quadra, areia, grama, parque, praça, ao ar livre e até mesmo em casa.

São Bernardo promove inclusão social por meio da Capoeira

https://cdn.abcdoabc.com.br/inclusao-capoeira_41cee100.jpg

ATIVIDADE 01

Com base no que você aprendeu, com leitura dos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre essa Luta Genuinamente Brasileira. Realize uma pesquisa sobre a história da Capoeira e registre em seu caderno pontuando os aspectos mais relevantes do contexto histórico da Capoeira (quem criou, onde foi criada, etc.)

ATIVIDADE 02

Em seguida, convide-os a realizar movimentos básicos da capoeira, mas lembre-se, é fundamental aquecimento e alongamento antes da experimentação e fruição dos movimentos básicos da Capoeira. Registre esse momento incrível com vídeos e fotos.


Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares
(GO-EF07EF14) Vivenciar e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física como as dos demais.
(EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnicos e táticos, indumentária, materiais, instalações instituições) das lutas do Brasil.