Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 2ª Série
da Eja.
NESTA AULA DE HOJE, IREMOS VIVENCIAR UM JOGO DE MATRIZ INDÍGENA, QUE É A ZARABATANA, E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA DESTES POVOS.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA JOGO DE MATRIZ INDÍGENA: ZARABATANA
ATIVIDADE 1
VAMOS RECRIAR ESTE JOGO EM CASA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E VEJA COMO PRATICAR ZARABATANA COM OBJETOS DE FÁCIL ACESSO.
AGORA É COM VOCÊ! CHAME SEUS FAMILIARES PARA VIVENCIAREM COM VOCÊ E DIVIRTAM-SE!
ATIVIDADE 2
CHEGOU O MOMENTO DE INTEGRAR OS CONHECIMENTOS SOBRE A ZARABATANA COM ELEMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DAS TRAVA-LÍNGUAS.
TRAVA-LÍNGUAS SÃO FRASES DIFÍCEIS DE RECITAR EM DECORRÊNCIA DA SEMELHANÇA SONORA DAS PALAVRAS. CONSIDERADA UM JOGO DE PALAVRAS QUE FAZ PARTE DA TRADIÇÃO ORAL POPULAR.
LEIA ALGUNS EXEMPLOS DE TRAVA-LÍNGUAS POPULARES EM NOSSA CULTURA:

AGORA LEIA COM ATENÇÃO O TRAVA-LÍNGUA RECRIADO CONTENDO A PALAVRA ZARABATANA:

APÓS PRONUNCIAR O TRAVA-LÍNGUAS ACIMA COM RAPIDEZ, RESPONDA EM SEU CADERNO:
- QUAL A PALAVRA QUE VOCÊ TEVE MAIS DIFICULDADE EM FALAR? POR QUE?
- CASO A SUSSUARANA TIVESSE BARBATANA, ELA PODERIA USAR OUTRO MEIO PARA FUGIR QUE NÃO O TERRESTRE. QUAL SERIA?
- A ZARABATANA NESSE CONTEXTO FOI USADA PARA A CAÇA. AGORA ESCREVA UM TRAVA – LÍNGUA SOBRE A ZARABATANA NO CONTEXTO LÚDICO. POSTERIORMENTE, LEIA – O COM RAPIDEZ.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0201) VIVENCIAR E FRUIR OS DIFERENTES JOGOS NO CONTEXTO LOCAL, REGIONAL E NACIONAL CONTEMPLANDO OS DE MATRIZES INDÍGENAS E AFRICANAS. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0101) LER COLETIVAMENTE GÊNEROS DISCURSIVOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA QUE EXPLOREM A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, VISANDO À APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA. |