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Língua Portuguesa – AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NA LITERATURA DE CORDEL

Bom dia, educando(a)!

Você sabia que, em algumas regiões do Brasil, podemos ler histórias penduradas em cordas ou barbantes? Essa forma de literatura é chamada de Cordel.

Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino.

Os locais onde ela tem grande destaque são os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará. Por esse motivo, o cordel nordestino é um dos mais destacados no país.

No Brasil, a Literatura de Cordel adquiriu força no século XIX, sobretudo entre 1930 e 1960. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Guimarães Rosa. 

As principais características da literatura de cordel são:

  • Tradição literária regional;
  • Gênero literário em versos;
  • Temas populares e da cultura popular brasileira;
  • Linguagem popular, oral, regional e informal.

Esse tipo de manifestação tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo em que diverte os leitores.

Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome.

Agora que você já sabe o que é um Cordel, leia este feito pelo poeta Zé da Luz, observando as construções dos versos, as palavras, seu ritmo. Abaixo do poema, está um vídeo com narração deste poema feita pelo grupo Cordel do Fogo Encantado e ilustrações em xilogravuras animadas. Acompanhe a narração no vídeo junto a leitura do poema:

Ai! Se sesse…

Se um dia nois se gostasse

Se um dia nois se queresse

Se nois dois se empareasse

Se juntimnois dois vivesse

Se juntimnois dois morasse

Se juntimnois dois drumisse

Se juntimnois dois morresse

Se pro céu nois assubisse

Mas porém acontecesse de São Pedro não abrisse

a porta do céu e fosse te dizer qualquer tulice

E se eu me arriminasse

E tu cum eu insistisse pra que eu me arresolvesse

E a minha faca puxasse

E o bucho do céu furasse

Tarvês que nois dois ficasse

Tarvês que nois dois caisse

E o céu furado arriasse e as virgi toda fugisse

http://letras.mus.br/cordel-do-fogo-encantado/78514/ 



Agora que você leu e ouviu o poema, faça as atividades a seguir:

1) Você teve alguma dificuldade para compreender a letra da música?Sobre o que ela fala?

2) Identifique na música as palavras que você consegue perceber que estão escritas de forma diferente daquela que você costuma encontrar em textos de livros, jornais e revistas.

a) Como você costuma encontrar essas palavras em jornais e revistas?

b) Em uma dessas palavras também há a troca do L pelo R. Localize-a. 3) O que é Literatura de Cordel? Qual sua função?


Proponentes – Professores Professora Ísis Luiza Aragão.
Instituição EducacionalEM Pedro Costa de Medeiros.
CRECentral
Referências    – Texto elaborado com fins pedagógicos.https://www.todamateria.com.br/literatura-de-cordel/ https://www.preparaenem.com/portugues/variacoes-linguisticas.htm  https://www.preparaenem.com/portugues/diferencas-entre-linguagem-culta-e-linguagem-coloquial.htm