You are currently viewing Língua Portuguesa – Leitura silenciosa ou em voz alta, qual é o seu tipo preferido?

Língua Portuguesa – Leitura silenciosa ou em voz alta, qual é o seu tipo preferido?

Olá, educandos! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 06/08/21. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Você sabia que desde sempre as pessoas registram suas ideias e os acontecimentos do seu dia a dia? Sabia também que saber ler esses registros é muito importante para compreender a história da humanidade?

A leitura é uma prática de linguagem presente em todos os nossos momentos. Estamos sempre lendo, para nós mesmos ou para os outros. Lemos placas, avisos, mensagens de textos em nossos celulares, livros literários, questões de tarefas escolares, entre outros.

Fonte : Photo by Johnny McClung on Unsplash

Assista ao vídeo da professora Jussarinha – História da escrita e a importância da leitura.

Ao desenvolver o hábito da leitura, você perceberá que conhecer novas ideias, lugares, pessoas e culturas lhe ajudará a se tornar uma criança mais criativa. Já observou que quando você lê, aprende novas palavras e seus significados? Ler também ajuda a desenvolver o seu raciocínio lógico e faz você pensar sobre as informações e conhecimentos que chegam até você.

Nesta aula de Língua Portuguesa, você aprenderá sobre dois tipos de leitura: a leitura silenciosa e a leitura em voz alta.

Mas antes de conversarmos sobre leitura silenciosa e leitura em voz alta, leia silenciosamente o parágrafo a seguir que conta um pouco da história do surgimento da produção dos livros impressos.

No século XIV, deu-se início à produção de livros. Estes eram escritos à mão e eram muito caros e raros também. Apenas as pessoas muito ricas e poderosas, e alguns estudiosos e líderes religiosos tinham acesso a eles. Em 1.450, Gutenberg inventou uma máquina que permitia imprimir os livros mais rapidamente e de forma mais barata. O primeiro livro impresso foi uma bíblia que ainda hoje está exposta na Biblioteca Nacional do Brasil no Rio de Janeiro. Hoje, os livros estão mais acessíveis e muitos são editados em praticamente todos os idiomas. Podemos também baixar livros na internet e ler em sites variados. Os e-books, livros eletrônicos, têm ganhado espaço desde o início do século XXI.

O momento da leitura nos permite imaginar lugares, cenários, pessoas, histórias e personagens que nunca vimos. Podemos viajar sem sair de casa, do ônibus, do carro, da escola… podemos viver grandes aventuras ao abrirmos um livro, impresso ou digital. E por falar nisso, você conhece a sala de leitura de sua escola, ou já foi a uma biblioteca? As bibliotecas são lugares mágicos, acredite!

Também é possível acessar bons livros no ambiente informatizado da sua escola, que tal experimentar? Na videoaula que você assistiu, a professora Jussarinha deu algumas dicas para você melhorar a sua leitura. A seguir, separamos outras dicas que lhe ajudarão a desenvolver o hábito leitor e a gostar de ler.

Fonte: Acervo pessoal professora Ana Cristina Diniz

Leitura silenciosa ou em voz alta, qual é o seu tipo preferido?

Leitura silenciosa – Este tipo de leitura é importante para a compreensão do texto, pois é o seu primeiro contato com as ideias do autor. Além disso, ela te ajudará a fazer a leitura em voz alta com maior fluência , pois você já conhecerá as palavras, seus significados e os sinais de pontuação presentes no texto.

Leitura em voz alta – Ao ler para o outro, é preciso pronunciar as palavras de forma clara e respeitar as pausas indicadas pelos sinais de pontuação. A entonação e o ritmo são importantes para que o ouvinte fique atento e se encante com a história que está sendo contada. Observar a postura do seu corpo também é importante.

Atividade 1

Primeiro, faça a leitura silenciosa do texto abaixo e, em seguida, leia novamente o texto, só que, dessa vez, leia em voz alta. Para saber como está a sua habilidade de ler em voz alta, grave um áudio da sua leitura. Ao ouvir observe a sua entonação, o ritmo e se você fez a pontuação correta.

Relembrando a aula: Hoje você refletiu sobre a importância da leitura em nossas vidas, viu que antigamente só alguns privilegiados tinham acesso aos livros e ao mundo fabuloso da leitura. Você aprendeu sobre dois tipos de leitura: leitura silenciosa e leitura em voz alta. E ainda recebeu algumas dicas de como desenvolver o habito leitor.  Até a próxima!!

ReferênciasSilva, Cìcero de Oliveira – Aprender juntos língua portuguesa,5º ano: ensino fundamental/ Cícero de Oliveira Silva, Greta Marchetti, – 7 ed -São Paulo: Edições SM,2019.

Poesia. Disponivel emhttps://escola.britannica.com.br/artigo/poesia/482238/recursos/146893 Acesso em 27 de maio de 2021.

Arquivo pessoal Profª Jussara Hosana de Freitas
Componente CurricularHabilidade
Língua Portuguesa(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.