You are currently viewing Educação Física – Parkour

Educação Física – Parkour

Olá, caro aluno! A vida é feita, entre outras coisas, de aventuras e emoções. Os esportes de aventura na natureza são um ótimo exemplo de experiências novas e diferenciadas. Esportes por si só já são bem interessantes e gratificantes, esportes de aventura podem ser ainda mais fabulosos.

parkour ou le parkour, pode ser considerado uma modalidade esportiva, que é focada em ultrapassar obstáculos, de forma segura e rápida, a partir do uso do próprio corpo e suas capacidades.

Mas se engana quem pensa que o parkour só pode ser feito por dublês, artistas circenses, militares ou bombeiros. A prática tem conquistado crianças, adultos, idosos e também pessoas com deficiência que buscam por autossuperação, diversão e mais força.

O Parkour, além de divertido e desafiador, oferece muitos benefícios para a saúde:

• Melhora a coordenação motora
  • Melhora o sistema cardiorrespiratório
  • Melhora a respiração
  • Aumenta a concentração
  • Aumenta a consciência corporal
  • Permite conhecer seus limites
  • Proporciona bem-estar, elevando níveis de dopamina, endorfina e serotonina
  • Eleva a autoestima
  • Melhora a flexibilidade
  • Aumenta o condicionamento físico
  • Reduz os sintomas de ansiedade e depressão
  • Controla os níveis de glicose no sangue

ATIVIDADE

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o parkour, pesquise e liste os locais em que essa modalidade pode ser praticada, e quais os cuidados devem ser tomados na hora da prática.

Registre suas respostas no caderno e na plataforma. Importante: não pratique essa atividade se ajuda de um profissional, ok?

Proponente/ProfessoraKarina Gomes Guimarães
Instituição EducacionalEscola Municipal Jaime Câmara