Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 23/08/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje abordaremos situações do cotidiano, as ações praticadas no presente momento, ou seja, ações contínuas ou, como podemos chamar de presente contínuo.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Ações do cotidiano!
Na aula de hoje abordaremos situações do cotidiano, as ações praticadas no presente momento, ou seja, ações contínuas ou, como podemos chamar de presente contínuo. Neste sentido, buscaremos compreender como funcionam as regras/estruturas gramaticais da Língua Inglesa que mostram tais ações ocorrendo neste tempo. Ademais, revisaremos as estruturas do Verbo To Be, que são essenciais para a compreensão do Presente Contínuo (Present Continuous). Let´s start?!
Para darmos início a aula, observe as imagens abaixo:
Imagem 1 | Imagem 2 |
Imagem 3 | Imagem 4 |
Imagem 5 | Imagem 6 |
O que cada pessoa, ou grupo de pessoas, está fazendo? O que essas imagens têm em comum? Cada imagem nos revela uma dada ação contínua. Observe essas ações, em Português, representadas pelos seguintes sufixos:
Imagens 1 – 4 – 5 “Apresentam o sufixo ANDO”
- Conversar: ConversANDO
- Viajar: ViajANDO
- Brincar: BrincANDO
Imagens 2 – 6 “Apresentam o sufixo ENDO”
- Comer: ComENDO
- Correr: CorrENDO
Imagem 3 “Apresenta o sufixo INDO”
- Dormir: DormINDO
Mas, e em Inglês? Como essas ações são representadas nesta língua?
Já ouvimos dizer que a Língua Inglesa é bastante econômica. Econômica no sentido de ter certas palavras que, para o Português, possuem várias traduções. No caso do Presente Contínuo (Present Continuous), o sufixo utilizado para configurar este tempo é o mesmo. Isto é, ao invés de utilizar três tipos de sufixos, como em Português exemplificados acima (ANDO – ENDO – INDO), temos apenas UM em Inglês, respectivamente! E qual sufixo é esse?
ING
O “ING” é o sufixo em Inglês que remete a ideia de que uma ação está ocorrendo no momento em que ela está sendo praticada. E como seriam essas frases? Como estruturá-las?
O primeiro passo é lembrar que para introduzirmos o sufixo “ING” nas frases, precisamos pensar em um sujeito e o no verbo to be que corresponde àquele sujeito! Vamos recapitular os sujeitos e o verbo to be? Observe a tabela a seguir:
Personal Pronouns (Sujeitos) | Verb to be |
I (eu) YOU (tu/você) HE (ele) SHE (ela) IT (ele/ela) WE (nós) YOU (vós/vocês) THEY (eles/elas) | AM ARE IS IS IS ARE ARE ARE |
Após pensar e lembrar desta simples regra, devemos considerar que o ING é o fator primordial para o presente contínuo. E como inseri-lo? Basta colocá-lo após o verbo principal (o verbo de ação da frase). Veja o seguinte exemplo:
“I am playing with my kids at the house right now!”
Eu estou brincando com meus filhos em casa agora!
Veja a estrutura:
I (sujeito) + am (verb to be) + play (verbo principal) + ING + at the house right now (complemento)
Se eu substituir o sujeito “I” por outro sujeito como “She”, o que muda? Apenas o verbo to be, pois deixará de ser AM (usado para I) e passará a ser IS (usado para HE – SHE – IT).
Simples, não é mesmo?
Algumas expressões são utilizadas ou podem ser utilizadas para destacar ou realçar o momento em que a ação está acontecendo, veja algumas dessas expressões, ou como chamamos de advérbios de tempo.
at the moment at the present at this moment currently for the time being now nowadays right now at present | no momentono presente neste momento atualmente por ora agora hoje em dia agora mesmo atualmente |
ATIVIDADE
Agora é a sua vez de praticar!!
- Cada imagem abaixo representa uma ação contínua. Cada ação está escrita no quadro abaixo para que você entenda de qual verbo estou falando. Observe as imagens e os verbos escritos e, em seguida, preencha as frases com seus respectivos verbos no PRESENTE CONTÍNUO. Ah, não se esqueça de acrescentar corretamente o verbo to be que corresponde a cada sujeito! Let´s go?!
Imagem 7 | Imagem 8 |
Imagem 9 | Imagem 10 |
SING – DRINK – STUDY – PLAY |
- I _________________ a beautiful song because I love music! (Estou cantando uma canção bonita porque eu amo música)
- Ana and Olívia ________________ Math right now! (Ana e Olívia estão estudando Matemática agora mesmo)
- She _________________ coffee in the kitchen at the moment! (Ela está tomando café na cozinha no momento)
- Lucas __________________ soccer with his friends at this moment! (Lucas está jogando futebol com seus amigos neste momento)
That´s all for today, students! See you next class! Bye bye! 🙂
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidades estruturantes
(GO-EF05LI16) Compartilhar suas atividades cotidianas, utilizando recursos linguísticos diversos, para interagir em língua inglesa em situações comunicativas.
(EF06LI16-A) Construir repertório relativo aos recursos linguísticos usados para o convívio social e o uso da língua inglesa no cotidiano da sala de aula, a fim de aprimorar o repertório linguístico.
(EF06LI17-A) Utilizar recursos linguísticos referentes a temas familiares, escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, para aprimorar interações discursivas por meio da oralidade e/ou escrita.
(EF06LI19-A) Compreender e utilizar o presente simples e o presente contínuo, nas formas afirmativa, negativa e interrogativa em situações reais para indicar rotina, fatos, opiniões e ações em progresso.