You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA: Arvorismo

EDUCAÇÃO FÍSICA: Arvorismo

ARVORISMO É uma recente prática esportiva de aventura. Consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores.

E agora que você conhece um pouco mais sobre os esportes de aventura,  conheça outra prática corporal de aventura. Veja as figuras:

Responda no caderno as questões abaixo:

1) Partindo dessas gravuras, arrisca falar o nome dessa atividade. Qual é?

2) Pesquise o que significa “arvorismo”.

3) Retorne às imagens e observe:

a) Que imagens são essas?

b) Tratam do quê?

4) Leia abaixo e descubra:

ARVORISMO

É uma recente prática esportiva de aventura. Consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores. Esse percurso é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, com o objetivo maior de aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros. Podem ser necessárias tirolesas ou outras formas de superar os obstáculos que podem ser naturais ou não. Não é necessário ser atleta para praticar o ARVORISMO, mas o percurso TEM QUE SER acompanhado por MONITORES ou ADULTOS RESPONSÁVEIS por você, que tenha técnicas adequadas para as práticas!

Além disso, há todo um aparato de segurança, chamado de kit arvorismo. O kit arvorismo é composto por: cabos de segurança, cadeirinha, polia, mosquetão e capacete.

5) Responda:
a) Você conhecia o arvorismo?
b) Já praticou ou presenciou alguém realizando essa modalidade?
c) Acha que seria possível realizá-la em nossa escola? Imagine as possibilidades…Os ambientes da escola podem ser adaptados para essa prática, como pode ser visto na imagem:

fonte

Nas imagens é possível perceber a adaptação do espaço do pátio escolar para a realização da travessia pela corda entre as colunas do pátio, apresentam uma possibilidade de prática do arvorismo no ambiente escolar.

d) Escreva 3 ideias de como poderia ser essa prática: Regras, equipamentos, vestuário, segurança, local da prática, etc).
e) Gostou dessa prática corporal de aventura?
f) Você consegue imaginar alguma prática apresentada em sua casa?
g) Pense junto com seus familiares: quais seriam as principais regras de segurança?

Até logo! Em breve, você embarcará em outras aventuras!

Proponentes – Professores Anicélio Custódio Ferreira e Lara Cristina Cabral
Instituição Educacional:  Escola Municipal Jesuína de Abreu
CRE: Maria Thomé Neto
Referenciais – Texto elaborado com fins pedagógicos.(“Arvorismo” – Infoescola, Disponível em: https://www.infoescola.com /esportes/arvorismo/