Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.
Na aula de hoje vamos descrever o processo de formação do território brasileiro desde a chegada dos colonizadores europeus e analisar a exploração econômica desse território.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Formação do Território Brasileiro.
Formação do Território Brasileiro
Você sabe o que é um território? Território é uma área ou porção do espaço delimitado pelas relações de poder. Digamos que “alguém manda nesse pedaço”. Ou seja, há um poder que controla esta área. Este território é delimitado por fronteiras. A partir disso vamos entender sobre a formação do território brasileiro.
A formação do extenso território brasileiro é consequência de um longo processo de expansão, resultante do contato entre povos locais e colonizadores portugueses. Ao analisar este processo devemos lembrar que os colonizadores portugueses se apropriaram das terras que hoje constituem o Brasil e conquistando a área onde viviam quatro milhões de pessoas: os povos indígenas.
O processo de formação do território
Em fins do século XV, portugueses e espanhóis, entre outros povos europeus, lançaram-se em busca de novas terras para colonização. Chegaram às terras atualmente chamadas de América onde estabeleceram tratados para dividir o território. Mais tarde, as terras ocupadas pelos portugueses formariam o Brasil.
Como os portugueses não conheciam muito bem o território que colonizaram, as fronteiras ainda não estavam muito bem definidas. Para garantir o poder sobre as terras ocupadas neste território explorá-las e protegê-las da invasão de outros povos, como franceses, holandeses e espanhóis, 1534 a coroa portuguesa dividiu o território em capitanias hereditárias, lotes de terras entregues ao rei de Portugal à administração de nobres ou funcionários da sua confiança.
A expansão territorial
O território inicialmente dominado pelos portugueses expandiu-se significativamente ultrapassando a linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, que tinha delimitado as terras que cabiam aos espanhóis (oeste) e aos portugueses (a leste) . Muitos fatores contribuíram para a ocupação e a expansão do território, entre as quais as bandeiras: os bandeirantes adentravam ao interior da colônia para aprisionar indígenas que seriam escravizados, buscar metais preciosos como ouro e a prata nos séculos XIV e XV II.
A exploração econômica do território
A exploração econômica do território teve grande importância para a ocupação realizada pelos colonizadores. Nas primeiras décadas exploraram o pau-brasil para ser comercializado na Europa. No século XVI começou a ganhar importância a produção da cana-de-açúcar no nordeste do território. Neste período a ocupação colonial se concentrava no litoral.
A partir do século XVII, a exploração econômica continuou com a cana-de-açúcar e a pecuária avançou para o interior. A busca por chamadas drogas do sertão: guaraná, urucum, cravo e canela avançaram o domínio territorial sobre a Amazônia.
No século XVIII, além da pecuária, a exploração de ouro e diamantes favoreceram o domínio das terras a oeste. No século XIX, as atividades como produção de café no Sudeste, cacau no Nordeste, e borracha na Amazônia marcaram a ocupação e fortaleceram o poder sobre o território.
Espero que tenham compreendido o assunto. Estes foram alguns aspectos sobre a formação do território brasileiro.
Agora chegou o seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda de acordo com o texto estudado.
Atividade
Sobre a formação do território brasileiro, responda:
Questão 1 – Explique o que é território?
Questão 2 – Quais povos já habitavam as terras que hoje são o Brasil antes da chegada dos colonizadores Portugueses?
Questão 3 – Como a coroa portuguesa organizou a divisão do território para garantir o poder sobre as terras?
Questão 4 – Fale da importância da exploração econômica sobre o território brasileiro. Cite exemplos do texto.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAGE0601) Analisar as diferentes territorialidades nacionais a partir da contextualização no cotidiano. |
Referências: | DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020. |